Softbol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOFTBOL
Regras do softbol
· As regras do softbol são semelhantes às do beisebol. No entanto, existem algumas características próprias, que diferenciam a disputa de uma modalidade da de outra.

· A primeira delas é que a pitcher (arremessadora) arremessa as bolas fazendo um movimento com o braço de baixo para cima (com o punho, abaixo, e o cotovelo obrigatoriamente alinhados verticalmente), enão de cima para baixo, como faz um pitcher de beisebol. O estilo do softbol é conhecido como windmill (moinho-de-vento), pelo giro do braço do atleta antes da execução do arremesso.

· Uma característica própria da modalidade predominantemente feminina é a bola oficial utilizada. A circunferência da bola do softbol é maior que o da utilizada tradicionalmente no beisebol (30,4 cm contra 22,8cm), mas o peso é menor (165,5 gramas). A dimensão do campo (a área de jogo possui raio de 60,96 m contra 68,58 m do beisebol), pode ser apontada como a terceira grande diferença entre os esportes "irmãos".

· Como no beisebol, o jogo é dividido em innings (conjunto de um ataque e uma defesa de uma determinada equipe). No softbol, porém, um jogo regulamentar tem sete innings, e não nove, como nobeisebol.

· Em ambas as modalidades não existe empate entre duas equipes no softbol. Na Olimpíada, se um jogo terminar empatado, há então uma prorrogação de três innings. Se o jogo permanecer igual no placar, parte-se para a disputa do desempate: cada time começa atacando com uma corredora já na segunda base, aumentando a chance de corridas.

· Outra diferença significativa do softbol para obeisebol diz respeito ao comportamento do corredor. No softbol, a corredora tem que manter contato com a base até o exato momento em que a arremessadora solta a bola. No beisebol, o runner (corredor) pode sair correndo a qualquer momento - tendo o risco, inclusive, de ser eliminado.

· Uma mudança nas regras entre ambas as modalidades é que as bases do softbol são duplas: uma para a jogadora dedefesa, outra para a jogadora de ataque. Desta forma, evita-se o choque entre as atletas, tão comum no beisebol. Para facilitar a diferenciação, a base que precisa ser conquistada pela corredora é de cor alaranjada; a que precisa ser tocada pela jogadora de defesa é branca.
GLOSSÁRIO
· B

· Ball:
· Bola descartada pela rebatedora considerada ruim pelo juiz principal
· Base:
· Espécie dealmofada quadrada e branca devidamente posicionada no campo; existem a 1ª, 2ª e 3ª bases, enumeradas em sentido anti-horário. No softbol, as bases são duplas, evitando o contato entre jogadoras de defesa e ataque
· Batter:
· Rebatedora
· Batting order:
· Ordem das nove rebatedoras definida pelo técnico
· Bench:
· Banco de reservas de um campo de softbol
· Bullpen:
· Área reservada onde aspitchers substitutas se aquecem antes de entrarem em campo
· Bunt:
· Toque sutil que a rebatedora dá com o taco na bola apenas para colocar a mesma em jogo, geralmente com o intuito de fazer uma corredora ganhar mais uma base. Se a jogadora é eliminada, mas consegue avançar a companheira, é considerado sacrifice bunt

· C

· Catcher:
· Receptora
· Catcher mitt:
· Luva especial feita para acatcher, cujo amortecimento é melhor que o das luvas das defensoras
· Centerfilder:
· O mesmo que jardineira central

· D

· Double play:
· Jogada de defesa na qual se eliminam duas corredoras

· E

· Entrada:
· Conjunto determinado por uma defesa e um ataque de um time

· F

· Fair ball:
· Bola rebatida que entra em jogo
· Fair territory:
· Local do campo onde as jogadas sãoválidas
· First mitt:
· Luva especial para a receptora da primeira base, que é maior que as das outras defensoras
· Foul ball:
· Bola atingida pela rebatedora que não entra na área de jogo demarcada por linhas retas que partem da home base até o muro do estádio. Esta rebatida é considerada strike, exceto se a jogadara já tiver dois strikes: neste caso, o arremesso é descartado
· Fly ball:
·...
tracking img