Sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sofistas

Em que medida os Sofistas podem ser considerados filósofos na visão platônica?

Na visão platônica os Sofistas não passavam de vendedores de saber, suas criticas são tão intensas que nos leva a questionar, será que isso foi realmente verdade? Já que havia rivalidades entre eles, sabemos que foram contemporâneos, vamos tentar entender um pouco quais os motivos que levaramPlatão a criticá-los.

A hostilidade de Platão em relação aos sofistas é óbvia e sempre foi reconhecida. Mas o que exatamente ele diz sobre eles nem sempre tem sido descrito com precisão. Em dois lugares, nos seus diálogos, encontramos o que pode ser tomado como exemplo desse tratamento. No Górgias, 462b3465e6, ele distingue entre, de um lado, uma série de atividades genuinamentecientificas, que chama de technai, cujos alvos ou objetivos são o mais alto grau de excelência em cada uma de suas próprias esferas, e, de outro lado, varias atividades empíricas. Estas não são cientificas, visto que não estão baseadas em princípios racionais e são incapazes de dar explicações; visam ao agradável, em vez da excelência, e fazem isso sendo complacentes com as expectativas e os desejos daspessoas. São imitações enganadoras de genuínas technai. Na área geral de preocupação com a alma humana, Platão inclui a declaração de normas de comportamento, e isso ele considera genuína techné. Corresponde a isso, contudo, uma atividade espúria, a investigação empírica conhecida como sofistica.
No dialogo sofista, a analise é mais elaborada e a hostilidade não menos marcante. Nadamenos de sete diferentes definições do sofista, todas depreciativas, com uma única possível exceção, são discutidas uma por vez. Tem-se discutido se Platão as considerava todas descrições satisfatórias ou não, mas e claro, acho eu, que as concebia como expressando pelo menos aspectos particulares do movimento sofista. Elas definem o sofista (1) como o caçador assalariado de jovens ricos, (2) comoum homem que vende “virtude”e, visto que vende bens que não lhe pertencem, como um homem que pode ser descrito como mercador do ensino, ou (3) que vende a varejo em pequenas quantidades, ou (4) como um homem que vende a seus fregueses bens fabricados sob encomenda. Numa outra visão, (5) o sofista é alguém que entretém controvérsias do tipo chamado eristica, a fim de ganhar dinheiro com a discussãodo certo e do errado.(6) Um aspecto especial do sofisma é identificado, então, como um tipo de exame verbal chamado Elenchus (refutação lógica), que educa purgando a alma do vão conceito de sabedoria. O que, exatamente, Platão está tentando transmitir aqui tem sido tema de discussão, mas parece que ele considera essa função, essencialmente negativa, um dos menos indesejáveis resultados daatividade sofista, quando a rotula de “a sofistica que é de família nobre”, presumivelmente para distingui-la de outros aspectos das atividades dos sofistas. Finalmente, no final do dialogo, depois de uma longa digressão, chegamos ao ponto em que (7) o sofista é visto como o falsificador da filosofia, construindo, de maneira ignorante, contradições baseadas mais em aparências e opiniões do que narealidade.
Será necessário voltar, mais tarde, ao que Platão tem a dizer a respeito da eristica, do elenchus e da arte de inventar contradições. Mais fica claro que sua caracterização, no sofista, que podem ser posta ao lado de outra afirmação semelhantes em outros diálogos, constituem uma inequívoca condenação. Quando encontramos Aristóteles contando a mesma historia-a arte sofista, diz ele,consiste em aparente sabedoria que não é de fato, sabedoria, e o sofista é alguém que ganha dinheiro com “sabedoria aparente, não é real” (Sophistici Elenchi 165 a 22-23; metafísica, I, 1004 b25 ss.)- não é de surpreender que essa tenha permanecido a visão corrente nos dois mil anos seguintes. Por impossível que pareça, a reputação do sofista piorou ainda mais-eles forneceram o que parecia ser...
tracking img