Soeur emmanuelle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOEUR EMMANUELLE
FRANCISCA CARREIRA E SARA MARIANO
DADOS BIOGRÁFICOS:

Soeur Emmanuelle cujo o nome era Madeleine Cinquin, tinha dupla nacionalidade: francesa e belga. Nasceu em Bruxelas no dia 16 de Novembro de 1908. O seu pai francês e a sua mãe belga eram fabricantes de lingerie. Com 6 anos de idade, viu o seu pai morrer afogado, este acontecimento aproximou-a de Deus e da vida religiosa.Foi o princípio de uma relação que definirá a sua vocação à vida consagrada. Cidadã do mundo e advogada dos pobres, a existência de Madeleine começa na comodidade de uma família abastada. Foi educada na Sorbonne onde tirou um curso de filosofia.
Em 1929, ingressa na Congregação de Nossa Senhora de Sião. Dois anos mais tarde, ao professar assume aquele que passará a ser o seu novo nome: IrmãEmmanuelle (Deus connosco – em Hebraico). É enviada para Istambul, Turquia, onde ensina filosofia e outras matérias. Mais tarde, a mesma função, na Tunísia e, finalmente, no Egipto (1971).
No Cairo, com 63 anos, testemunhou as condições miseráveis daqueles que “viviam do lixo”, e decidiu viver com eles permanecendo lá até 1993 (22 anos) quando voltou a França.
Mais tarde, devido à obra desenvolvidano Cairo, o presidente Moubarak concedeu-lhe a nacionalidade egípcia.
A sua “estadia” no Egipto, foi o projecto da sua vida. E devido a isso passou a ser uma personalidade de referência em França, Bélgica e mundo árabe, sobretudo no Egipto. Para aqueles que a conheciam era um “ícone da solidariedade e apoio dos pobres e marginalizados”.
Faleceu com 99 anos, a 20 de Outubro de 2008, no asilo noqual residia, em Callian, Var (França).  Segundo muitos, era a mulher mais popular e querida de França.

Vida e trabalho de Soeur Emanuella

Alguns anos depois de se ter aproximado de Deus, a irmã Soeur Emmanuel consegue fortalecer as suas convicções e acentua a busca da sua vida, para ajudar as crianças infelizes.
Cidadã do mundo e advogada dos pobres, a existência de Madeleine (SoeurEmmanuelle) começa na comodidade de uma família rica. Bruxelas, Londres, Paris aconchegam a sua infância.
Um acontecimento doloroso aproximou-a de Deus (a perda do pai). Este é o princípio de uma relação que definiu a sua vocação à vida sagrada.
É então que ingressa na Congregação de Nossa Senhora de Sião. Passado algum tempo quando é enviada para Istambul, Turquia, inicia a sua carreira numa escola aensinar meninas num bairro pobre da cidade.
Mais tarde doutrinou na Tunísia por cinco anos, onde cuidava de meninas francesas instaladas no país , mas este novo trabalho não combinava com ela. Com isto a Soeur Emmanuelle vai se lentamente afundando numa depressão. Apôs três anos, com alguma ajuda, fica mais consciente da sua condição e decide mudar.
Depois de ganhar o seu diploma debacharel na Sorbonne , em Paris, Irmã Emmanuelle é novamente atribuída a Istambul em 1959 por um curto período de tempo.
De 1964 a 1971 , ela foi enviada para o Egipto para leccionar no colégio de Sion em Alexandria. Porém, essa vida de ensino não corresponde ao seu desejo de se dar aos pobres por amor de Cristo. E é neste último ano que  Soeur Emmanuelle decide ir embora, seguindo o exemplo do Padre Damien ,alguém que a irmã adorava , para cuidar de leprosos no Cairo, mas teve de renunciar devido a complicações administrativas, porque o leprosaria era na zona militarizada .  
Ela decidiu compartilhar a vida dos pobres, assim instala-se num dos bairros de lata mais pobres do Cairo, onde as pessoas vivem do lixo que recolhem nas descargas públicas. Colaborando com as diversas igrejas locais, consegueestabelecer uma comunidade e lança diversos projectos de saúde, edução e protecção social tendo em vista o melhoramento das condições de vida.
A sua acção estende-se a outros bairros, cidades e chega ao Sudão. Começa a ser conhecida e Sœur Emmanuelle aproveita a sua celebridade para angariar fundos e ajudas.
Em 1984 , a Irmã Emmanuelle auxilia famílias pobres e permite que cada um construa...
tracking img