O grande desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma equação química é a representação gráfica de uma reação química. É representada com reagentes e produtos.
Cada elemento é designado por um símbolo.Normalmente, o símbolo lembra o nome do elemento. Por exemplo, cloro = Cl, carbono = C e oxigênio = O. Porém, alguns elementos são tão antigos que possuemo seus nomes em Latim, a língua universal dos cientistas daquela época, como, por exemplo, aurum (ouro) = Au, argentum (prata) = Ag, cuprum (cobre) = Cu eplumbum (chumbo) = Pb. Os símbolos químicos sempre apresentam a primeira letra em maiúscula e a segunda em minúsculas.
Ex: Co (Cobalto), Fe (Ferro).
Asfórmulas químicas surgem quando unimos os elementos químicos de maneira a formar as substâncias. Por exemplo, quando queremos dizer água usando a linguagemquímica, escrevemos a fórmula H2O. Esse índice numérico indica a composição da substância. No caso da água, temos 2 átomos do elemento hidrogênio e 1 átomo doelemento oxigênio.
Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química;portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação. Por exemplo, para obter a água, o hidrogênio e o oxigênio têm que reagir.
Ex: H2 + O2= H2O
As substâncias que estão à esquerda da seta (H2 + O2) são denominadas reagentes e as que estão à direita (H2O), de produtos. A seta indica o sentidoem que ocorre a reação. Em Alguns casos é necessário designar em que estado estão os reagentes e produtos (s:sólido, l:líquido, g:gasoso e aq: solução)
tracking img