Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Grécia Antiga e Modernidade: os filósofos da educação

Neste ensaio pretendo realizar algumas reflexões no que tangem a idéia de educação e infância para diferentes indivíduos que viveram em momentos históricos diversos. Sendo assim, perpassarei pela filosofia na Idade Helênica no que remete, principalmente, a Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles e doravante apresentarei os pensamentos damodernidade, mais precisamente, o de Descartes, Rousseau e Immanuel Kant.

Algumas limitações dessa pretensão se relaciona com a fato da dificuldade de encontrar com a bibliografia analisada , tudo que os pensadores decorrem sobre educação e infância, portanto, para aqueles que tal assunto foi mais explícito será mais verificado.

Grécia Antiga e a herança para o Ocidente

A peculiaridadeque se nota nos gregos seria a que houve um rompimento da concepção mítica do Oriente Próximo e, tendo em vista que, imaginaram uma nova forma de considerar a natureza e a sociedade, que é a base da tradição filosófica e científica do Ocidente ( PERRY, pp.58).
Esse processo tem início na altura do século V a.C, quando alguns pensadores rejeitaram as explicações míticas dos fenômenos naturais. Noentanto, isso não significa, que o restante da população não tenha deixado de crer nos antigos deuses, para eles o mundo continuava a ser controlado pelas forças divinas.

Nesse contexto histórico e de desenvolvimento social, verificamos que

para Pitágoras e seus seguidores, que viveram nas cidades gregas da Itália meridional, a natureza das coisas não estava numa substância particular masem relações matemáticas. Descobriram os pitagóricos que os intervalos na escala musical podiam ser expressos de forma matemática. (PERRY, pp 59)

Pitágoras (580 a.C – 572 a. C ; 500 a.C – 490 a.C) enfatizou, outrossim, que a peculiaridade dos homens é que eles sabem que não sabem, e isso diferentemente de não saber, como é o caso dos animais, segundo seu entendimento, acarreta na própriaconsolidação do pensamento filosófico, tendo em vista que, por saber que não sabe, haverá uma busca pela sabedoria ocasionando, portanto, na origem da filosofia.

Esse pensador pretendeu, também, que a educação ética da escola se tornasse uma reforma política, no entanto, essa pretensão causou inquietações a diversos indivíduos de seu meio social. Para melhor compreender o que se trata essa reforma,cito a frase: " Educai as crianças e não será preciso punir os homens". Assim, notamos que a educação torna-se fundamental para o desenvolvimento de indivíduos conscientes de sua inserção na sociedade e ciente, portanto, de seus deveres e direitos como cidadãos.

Adentrando as idéias de Sócrates (470 a.C – 399 a. C), notamos que existe uma crítica aos sofistas, mais precisamente, quando eleexplana que eles "ensinavam o ambicioso a triunfar na política, mas a oratória da persuasão e o raciocínio inteligente não instruíram o homem na arte de viver". (PERRY, pp 62).

Sócrates acreditava que os filósofos anteriores não haviam oferecido ao indivíduo nada que o pudesse substituir construtivamente o antigo sistema de crenças. Suas idéias, portanto, se relacionam na valorização a perfeiçãodo caráter de cada homem com as conquistas de uma excelência moral. Nesse sentido, que podemos realizar maiores reflexões do significado de educação para esse filósofo, tendo em vista que essa excelência moral,

não se originava de um Deus transcendental como acreditavam os hebreus. Ela era atingida quando o indivíduo pautava sua vida por padrões objetivos alcançados por meio de uma reflexãoracional, isto é, quando a razão se torna o instrumento formador, orientador e condutor da alma. (PERRY, pp 63)

Portanto, para Sócrates a educação significava a formação do caráter dos indivíduos desenvolvido através do uso ativo e crítico da razão.

A prática do diálogo significava que a razão devia ser usada nas relações entre os indivíduos, afim de eles aprenderem entre si, ajudar-se e...
tracking img