Sociopsicomotricidade ramain-thiers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS
Avaliação
O Programa de Avaliação Ramain-Thiers resulta da experimentação e aplicação do Método Ramain-Thiers no trabalho psicoterapêutico grupal e individual. Serve para a avaliação diagnóstica de crianças a partir de seis anos de idade e de adolescentes. Como instrumento de avaliação diagnóstica, segue os princípios básicos da Sociopsicomotricidade. Asatividades propostas no Programa de Avaliação envolvem, em uma seqüência estabelecida, orientações para desenvolvimento e análise da entrevista inicial, orientação e material para uma sessão de "hora livre", programa de uma sessão de Trabalho Corporal e determinadas atividades de Psicomotricidade Diferenciada compostas por Cópia, Recorte, Entrelaçamento e Memória. O caráter projetivo do MétodoRamain-Thiers é a principal fonte de sustentação, funcionalidade e eficácia do Programa de Avaliação enquanto instrumento diagnóstico.
São ao todo seis itens que compõem o material do Programa de Avaliação:
1 - Caderno de Aplicação;
2 - Caixa Ramain-Thiers para crianças, contendo os materiais básicos utilizados pelo Método e padronizados para o uso na sessão de "hora livre" e uma família debonecos feitos em arame;
3 - Pasta Ramain-Thiers para adolescentes, contendo os materiais básicos utilizados pelo Método e padronizados para o uso na sessão de "hora livre" e uma "Apostila de Assuntos Interessantes";
4 - Seis desenhos-modelo utilizados na atividade de Cópia
a) para crianças: o carro, o sol e a lua, o aquário (AV.CR.01, 02 e 03);
b) para adolescentes: o sapo, o cachorro e o totem(AV.AD. 01, 02 e 03)
5 - Memória
a) para crianças: um jogo contendo 12 pares de peças com desenhos coloridos;
b) para adolescentes : 1 desenho-mandala e um jogo com peças para montagem do desenho-mandala;
6 - Um conjunto de linhas coloridas para a atividade de Entrelaçamento.
O objetivo do Programa de Avaliação é levar o socioterapeuta à compreensão da estrutura psíquica do sujeitoatravés da análise dos elementos psicodinâmicos que nele são observados: a personalidade, a adaptabilidade, a integração, a imagem corporal, as estruturas do Id, Ego e Superego e, as organizações psicopatológicas. É um material que deve ser utilizado como um referencial para a construção do Perfil Sociopsicomotor do sujeito, considerando seus aspectos emocionais, corporais e sociais.
O PerfilSociopsicomotor resulta dos entrelaçamento dos aspectos observados em cada uma das atividades desenvolvidas no decorrer da aplicação do Programa: a recorrência de determinadas atitudes; a negligência em relação a algum tipo específico de material ou de atividade, os diferentes sentimentos que experimenta frente a determinadas atividades, reações inesperadas. A análise destes aspectos leva, por sua vez, àpercepção de quais são os componentes ativos das dificuldades apresentadas, bem como a observação das condições grafo-perceptivo-motoras do sujeito.
Aplicações
A Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers é também utilizada na área de assistência social. O projeto "Assistência Global", desenvolvido pelo Núcleo Ramain-Thiers de São Paulo, promove o atendimento gratuito a estudantes de 1o. e 2o. grausda rede pública de ensino. A triagem é feita pelas coordenadoras do Núcleo Ramain-Thiers na escola, juntamente com os professores e orientadores educacionais. São aceitos para atendimento casos cujo comprometimento emocional se evidencia no comportamento ou aproveitamento escolar deficiente. O objetivo do trabalho é promover maior capacidade de socialização e desenvolvimento das potencialidadesdo sujeito através do contato com seus próprios limites e dificuldades, promovido pela ação terapêutica do Método. Este projeto está em funcionamento desde 1995 e vem alcançando resultados altamente satisfatórios, demonstrando a eficácia da utilização da Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers nesta população.
Outro projeto, voltado à assistências de crianças carentes em regime de internato e...
tracking img