Sensibilizando professores no ensino de alunos com diversos tipos de deficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sensibilização de professores no ensino de alunos com vários tipos de deficiência.
Nas nossas experiências como estagiários observamos a dificuldade dos professores quando o assunto é ensinarcrianças com deficiências, o grande problema da inclusão dessas crianças passa pela resistência, em relação a essa prática, manifestada pelos professores.
Percebemos a importância do papel do professornesse processo, por ser ele o responsável imediato para que esta inclusão ocorra de fato.
O projeto foi desenvolvido para um grupo de professores, esse grupo foi composto por dois professores do sexofeminino, de diferentes faixas etárias atingindo somente uma unidade escolar.
Foi realizado dez encontros, tendo inicio no dia 24/03/11 e tendo como conclusão o dia 28/04/11. Cada encontro teve aduração de 2 horas, totalizando uma carga horária de 20 horas.
Os encontros aconteceram no próprio colégio, 2 vezes por semana, alternando os dias da semana, as vezes nas terças-feiras pela manhã eoutras pelas quintas-feiras à tarde.
O trabalho foi desenvolvido a partir de informações obtidas pela supervisora de ensino, membros do grupo e das necessidades solicitadas pelos professores do colégioem lidar com a inclusão das crianças com deficiência.
Realizamos pesquisas com os professores, através de questionários.
Fizemos a sensibilização dos professores, através de dinâmicas de grupos eaplicações de pranchas de sensibilização da metodologia ramain-thiers que é um método de intervenção psicoterapêutico de grupo que busca a compreensão do sujeito psíquico mediante a integração dos seusaspectos emocional, corporal e social.
O Ramain-Thiers é uma metodologia brasileira criada por Solange Thiers que durante a sua vida profissional observa, constata e pesquisa a dinâmica: da culturabrasileira, dos regionalismos, do movimento, do corpo, das expressões, do comportamento emocional e social, para introduzir uma interligação entre a mente o corpo e o social no espaço terapêutico...
tracking img