Sociologiaa juridica

2421 palavras 10 páginas
A Aplicação da Sociologia
Jurídica no
Direito
Dupla Aderluce Barbosa, Mayara da Costa
:

Curso: Direito
Período:1°
Turma: B
Faculdade de ciências de Timbaúba
Timbauba ,05 de maio de 2012

Facet

Operadores do direito
O Direito se mostra incapaz de cumprir sua principal função na sociedade, que é pacificá-la através da equânime aplicação das regras de convivência. Percebe-se que é perfeitamente plausível que a origem dessa insuficiência do Direito.
Alguns apontamentos se mostram pertinentes para a solução, ou ao menos abrandamento, dessa crise social de amplitude mundial. Primeiramente se acredita que a promoção da solidariedade humana seja o principal meio de estancar esse processo de desestabilizaç ão social. A instituição de uma consciência solidária coletiva é cogente, porém, seria mais abrangente e aceitável se fosse implementada por políticas afirmativas sobre o respeito pelos indivíduos culturalmente diferentes.
É inegável que dentre os agentes sociais com maior poder decisório e, portanto, mais responsáveis pela coletividade, estão os operadores do Direito. Tal circunstância demanda desses operadores uma interpretação científica não estagnada, ou seja, que esteja direcionada para que se formem críticos do Direito que, a partir de uma percepção reflexiva das transformações sócio-culturais, possam propor coerentes soluções para as crises atuais e criar condições para evitar o surgimento de crises futuras.
Para haver operadores do Direito reflexivos sobre as culturas tradicionais e o evolucionismo do comportamento humano, não se pode mais admitir que uma simples retransmissão de informações entre discente e docente, que sempre foi a fórmula clássica do ensino jurídico, será capaz de resolver os complexos casos concretos trazidos pelo processo de globalização cultural. O incremento da internacionalização da economia causou acentuadas alterações na condução política da maioria dos países. Em razão disso, é fictício aguardar

Relacionados