Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apito da Fábrica Émile Durkheim

Em cena: Na linha de montagem.



“Os fatos sócias são coisas”. Com essa afirmação, Durkheim apresenta em seu livro As regras do método sociológico um de seus mais conhecidos conceitos.
São fatos sócias, por exemplo, as regras jurídicas e morais de uma sociedade, seus dogmas religiosos, seu sistema financeiroe até mesmo seus costumes- ou seja, um conjunto de coisas aplicáveis a toda a sociedade,independentemente das vontades e ações de cada um.Os fatos sociais podem, assim, ser definidos por três princípios básicos:
A coercitividade; A exterioridade; A generalidade.
Durkeim concebe a sociedade como um corpo vivo, um organismo cujas partes – cada instituição e cada indivíduo – cumprem papéisdeterminados e existem em função do todo. A “liga” que une esses diferentes componentes, tornando a sociedade possível, é o que ele chama de solidariedade.
Um sujeito é sapateiro porque aprendeu o ofício com o pai, e é esse mesmo ofício que ele ensinará aos filhos. Nesses contextos, segundo Durkeim, o tipo de solidariedade que prevalece e a mecânica, ou seja, uma solidariedade que independe de umareflexão intelectual ou de uma escolha.
Durkeim descreve essa situação de maneira clara: é como se o “sentido do nós” fosse mais forte do que o “sentido do eu”.No mundo da Revolução Industrial, das cidades inchadas de gente, das distâncias encurtadas pelo rádio e pelo automóvel, ninguém mais sabe ao certo seu lugar ou a direção a seguir. As pessoas se vêem como indivíduos, portadores decaracterísticas e personalidades que tornam únicos. Já não se faz sentido, portanto, falar de uma “liga” mecânica unindo partes parecidas entre si. É por isso que Durkeim diz que na nova sociedade predomina outro tipo de elo: a solidariedade orgânica. Ela é fruto justamente das diferenças, que ficam claras graças à nova divisão social do trabalho.

Nas sociedades simples em que todos se parecem e seconhecem, a coesão é garantida por um conjunto de princípios- ou seja, uma moral- e um conjunto de regras e normas- ou seja, um direito.
Como afirma Durkheim, diferentemente do que ocorre nas sociedades pré-industriais , a falta, o rompimento da regra, não afeta o coletivo, e sim as pessoas separadamente.A punição, portanto, será dirigida para a devolução, àquele que foi prejudicado, de parte ou datotalidade daquilo que lhe foi retirado. Durkheim chama esse tipo de regra de direto restitutivo – restituir é devolver, reparar um dano.
Passam a priorizar suas próprias vontades, e não mais os valores coletivos. É o que Durkheim chama de individualismo exacerbado: os indivíduos só pensam em si, no seu interesse mais direto, e não se preocupam com os outros. Nada freia suas ambições. A conseqüênciadesse exagero é o que Durkheim chama de anomia moral: ausência de norma, falta de regras e de limites.
Os seres humanos são naturalmente egoístas, e é a vida em sociedade que os obriga a respeitar os interesses alheios e as instituições. Aprendemos a nos comportar convivendo com nossa família, com os nossos professores e colegas, com os nossos vizinhos. Por isso mesmo, Durkheim acreditavafortemente que o bem-estar coletivo não pode vir da satisfação egoísta dos interesses individuais. São as regras que podem garantir à sociedade um princípio de justiça.
O mercado adverte Durkheim, precisa de uma ética que deverá ser mais forte do que a pura lógica econômica. Deixando sem freio, sem regra, sem norma, o mercado não tem limite. Tudo se vende e tudo se compra, se houver quem compre. Opapel de regulador da ética do mercado deveria ser desempenhado, nos sugere Durkheim, pelas corporações profissionais. Diferentemente dos sindicatos, nos quais se reúnem patrões de um lado e empregados do outro, as corporações unificaram as diferentes categorias interessadas no processo de produção. Dentro delas conviveram tanto os “dirigentes” quanto os “executores”. Ou seja, tanto o dono da...
tracking img