Zoologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Zoology Tree

Resumo para avaliação P2:

Osteíctis - Representados pelos Actinopterígeos e Sarcopterígeos. Possuem esqueleto ósseo , são constituídos por uma grande parte dos peixes queconhecemos.

CHONDRICHTHYES – São animais de vida marinha que surgiram no período devoniano, com vértebras completas e separadas, possuem mandíbulas móveis e extremidades pares. São de grande interessecientífico, visto que, as característica básicas destes animais é expressa na faze embrionária dos vertebrados superiores, como por exemplo: A notocorda o testículo ventral, as vértebras completasseparadas e traquéia aberta.
São estes: As Quimeras, os Tubarões e as Raias.

São separados da seguinte maneira:

Holocephalii – Representado pela Quimera, este animal possui a arcada dentáriasuperior fusa aos ossos do crânio.
Gnatostomados : Animais com mandíbula, bainha de mielina em Gnatostomados possibilitou a agilidade do impulso nervoso, esqueleto de fosfato de cálcio, respiração branquiale 3 canais semicirculares no ouvido interno.

Elasmobrânquios – Representados pelos Tubarões e as Raias, possuem Claspers que é uma adaptação da nadadeira pélvica e possui a função de condução doesperma, arco hióide para projeção da arcada dentária e nadadeira caudal bem desenvolvida.

Diferenças básicas entre Raias e Tubarões:

Raia - Boca ventral; fendas branquiais situadas também naporção ventral; sinarcual que é a primeira vértebra fusionada e as demais articuladas; espiráculo para sugar água acima da órbita ocular, nadadeira peitoral fusionada.
Tubarão – Boca anterior, fendasbranquiais laterais, espiráculo somente nos tubarões de fundo e nadadeira peitoral livre.

Tetrápodes:
São animais vertebrados de quatro patas. Para o surgimento do pescoço nos tetrápodes foinecessário à formação da vértebra Atlas e a separação da cintura escapular da cabeça.
Mais antigo foi o Tictalic.

Sinapomorfias dos Tetrápodes:

Coanas – Comunicação com meio externo e permitiu...
tracking img