Botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROFESSORA ELOIA J. KASSAHARA


















BOTÂNICA; CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS




















FACULDADE DA AMAZÔNIA - FAMA
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA
ANANINDEUA – PA
2009

SUMÁRIO

Vegetais inferiores, intermediários e superiores.......................................... 3
Estudo dos tecidosvegetais........................................................................... 4
Hormônios vegetais......................................................................................... 5
Raízes................................................................................................................ 6
Frutos e pseudofrutos..................................................................................... 7Botânica


CONCEITO;

é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças eevolução da vida das plantas.



Reino plantae



Vegetais inferiores

Os chamados antigamente de "vegetais inferiores" são as algas, atualmente classificadas no reino Protista (poucos ainda consideram as algas verdes - Clorofíceas, Clorophyta - como uma divisão do Reino Planta.
As algas são plantas muito simples, sem partes diferenciadas. Não tem raiz, caule ou folhas, e seu corpo éformado apenas por um talo. (Algumas são unicelulares autotróficas e são protistas), as algas mais numerosas estão na água, (mares, rios lagos, pântanos), mas também se encontram sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas. e).
Observação: As algas pertencem ao Reino Protista, não confundir as cianobactérias com algas (apesar de terem sido consagradas como "algas azuis"), elassão fotossintetizantes mas procariontes, pertencendo ao Reino Monera.
Existem alguns tipos de algas:
    Algas verdes ou Clorofíceas – São encontradas sob a forma de filamentos.
   






Algas pardas ou feofíceas – Sua cor é marrom ou marrom-esverdeado. Algumas como as laminarias, apresentam uma ramificação chamada apressório, que permite sua fixação no fundo do mar.
   Algas vermelhas ou rodofíceas – Possuem uma substância chamada ficoritrina, que lhe dá a cor característica.
 




Vegetais incompletos ou intermediários
Vegetais Intermediários (criptógamas)
                São representados por dois grupos:

a- Briófitas;
Musci (musgos)
         Os representantes deste grupo são os musgos, vegetais mais conhecidos entre todas asbriófitas. A planta conhecida por musgo é o gametófito organizado em rizóides, caule e folhas. (Os maiores musgos chegam a atingir 20 cm de comprimento, como ocorre com os musgos do gênero hepáticos e antóceros).
Os musgos sempre ocorrem em grupos, que cobrem o solo, rochas, muros etc. Muitas espécies resistem ao dessecamento temporário e outras ainda suportam longos períodos de seca. Os musgos vivem emtroncos de árvores, sobre pedras ou no chão, formando uma espécie de tapete verde.

 
Hepaticae (hepáticas)
         São vegetais que vivem em ambientes de muita umidade ou em água doce. O gametófito é taloso, prostrado e provido de rizóides na face interior. Um dos gêneros mais conhecidos é o Marchantia.





Anthrocerotae (antóceros)
         São plantas do gênero Anthoceros. Ogametófito é taloso e prostrado contra o solo úmido, onde se fixa por meio de rizóides.







São plantas primitivas que não produzem flores, frutos e sementes e também não produzem tecidos vasculares,sendo camadas, assim, de plantas avasculares ou não-traqueófitas.
        São terrestres de ambientes úmidos, sombreados e quentes. Algumas espécies vivem em água doce e não ocorrem no mar....
tracking img