Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PRESIDENTE KENNEDY

Gabriela Menon Guertzenstein

SOCIOLOGIA – 1º ANO – ENSINO MÉDIO

CACHOEIRINHA
05 DE NOVEMBRO DE 2012
GABRIELA MENON GUERTZENSTEIN

SOCIOLOGIA – 1º ANO – ENSINO MÉDIO

Será apresentado nesse trabalho a história da sociologia, junto com definições de comunidade e sociedade, grupos, processos, agregados, status, papéis e instituiçõessociais e identidade.

Professora orientadora: Daniela Machado

CACHOEIRINHA
05 DE NOVEMBRO DE 2012
Sumário

1. História da sociologia.
2. Principais pensadores
2.1. Karl Marx
2.2. Émile Durkheim 
2.3. Max Weber
3. Comunidade e Sociedade
4.1. Definição de Comunidade
4.2. Definição de Sociedade
4. Grupos Sociais
5.3. Classificação dos GruposSociais
5.4. Características dos Grupos Sociais
5. Processos Sociais
6.5. Cooperação
6.6. Acomodação
6.7. Assimilação
6.8. Competição
6.9. Conflito
6. Agregados Sociais
7.10. Multidão
7.11. Público
7.12. Massa
7. Status Social
8. Papéis Sociais
9. Identidade
10. Instituições Sociais
11.13. Família11.14. Igreja
11.15. Estado
11. Anexos
12. Bibliografia
Será apresentada uma breve história da Sociologia, definições e histórias de conteúdos, como por exemplo: Comunidade e Sociedade, grupos sociais, processos sociais, agregados, status e instituições sociais. Será apresentado também um pouco da vida de cada principal pensador da história da sociologia, como Karl Marx,Émile Durkheim e Max Weber.

1. História da Sociologia
A Sociologia surgiu do pensamento iluminista, pouco tempo após a Revolução Francesa, como uma ciência da sociedade positivista. O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798-1857), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno.
Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionarcorretamente, precisa estar organizada e só assim alcançará o progresso. A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas tambémdesenvolver um "antídoto" para a desintegração social.
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição dassociedades e suas culturas.
Tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos(indígenas, aborígenes, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos etc.), gênero (homem, mulher, criança), violência (crimes violentos ou não, trânsito, corrupção etc.), além de instituições como família, Estado, escola, religião etc.
2. Principais Pensadores

3.1 Karl Marx
Karl Marx (1818-1883) foi um intelectual e revolucionário alemão,...
tracking img