Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No início dos tempos, quando começaram a se formar as primeiras aglomerações de pessoas, percebeu-se a importância da criação de um sistema que fosse capaz de organizar a sociedade.Essa idéia de organização surgiu após observações feitas por indivíduos considerados intelectuais perante a sociedade. Esse método de organização seria a sociologia.



1. SURGIMENTO DA SOCIOLOGIARelacionando os textos propostos, observamos que eles se complementam. A fim de nos explicitar o que é sociologia.

Tudo começa com o surgimento da burguesia.



Ela por sua vez desempenhouum papel muito importante, destruindo qualquer relação feudal ou ate mesmo patriarcal. Os burgueses fizeram da dignidade pessoal um mero valor de troca e no lugar dos diferentes tipos de liberdade,implantaram a liberdade de comércio sem cautela alguma. Estes fatos desencadearam o processo capitalista.

Em um contexto de revoluções o capitalismo se consolidava de maneira inesperada.
Uma novaforma de viver, a destruição de instituições e costumes, a formação do proletariado...

Diante de tais fatos, a sociedade busca uma forma de se organizar de maneira a inserir-se nosmoldes capitalistas. Aí então é implantada a divisão social do trabalho, uma condição previa característica do modelo capitalista. Cada individuo não tem todas as profissões necessárias para satisfazeras suas múltiplas necessidades (alimentação, vestuário, meios de produção, habitação...), uma vez que ele possui apenas uma profissão, só consegue se manter, se puder simultaneamente adquirir osprodutos do trabalho de outrem. Como nessa sociedade cada individuo tem uma profissão particular, todos dependem uns dos outros.
A fim de estudar todo o comportamento da sociedade, compreenderas diferentes culturas, a sociologia começa a se mostrar um marco importantíssimo na historia e a se desenvolver com o decorrer do tempo. Percebemos então que a sociologia não surge apenas para...
tracking img