Cardiorespiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que o sistema cardiorespiratória?
Qual a sua constituição?

O sistema cardiorespiratório é constituido por dois sistema: O sistema circulatório e o sistema respiratório.
O sistema circulatório é constituído pelo coração ( órgão impulsionador) e vasos sanguinios(transportadores de sangue) e o sistema respiratório é constituido pela cavidade nasal, que filtra, aquece e humedece o ar, pelanasofaringe, por onde o ar passa pela garganta, pela glote, pela faringe onde se dá a produção de som, pela traqueia, pelos brônquios, pelos brônquiolos e pelos alvêlos, que são sacos aéreos onde se realiza as trocas gasosas.

Doenças Cardiorespiratórias

Existem inúmera doenças cardiorespiratórias, mas neste trabalhos decidimos falar apenas algumas e essas são:
ATEROSCLEROSE
ENFARTODO MIOCÁRDIO
EFISEMA PULMONAR
EMBOLIA PULMONAR

Aterosclerose

Aterosclerose é um termo geral que desgna várias doenças nas quais se verefica espessamento e perda de elásticidade da parede arterial. A mais importante é a mais frequente dessa doença é a aterosclerose, na qual a substância gorda se acumula por baixo do revestimentointerno da parede arterial.
A aterosclerose afeta asartérias do cérebro, do coração, dos rins, e de outros orgões vitais, dos braços e das pernas.
Quando a aterosclerose se desenvolve nas artérias que alimentam o cérebro ( arterias carótidas) pode produzirem um icto, quando se desenvolve nas artérias que o coração( artérias coronárias), pode produzirem-se em enfarte do miocárdio.

Causas:

A arterosclerose inicia´se quando alguns glóbulosbrancos, chamados monócitos, migiam de corrente sanguinia para o inferior da parede da artéria e transforma-se em células que acumulam substância gordas com o tempo, estes monócitos carregado de gordura acumulam-se e produzem espessamento, disturbios irregulares pelo revestimento interno da artéria.

Sintomas:

Geralmente a aterosclerose não produzem sintomas até estreitar gravemente a artéria oucausar uma obstrução súbita. Os sintomas depedem do local onde se desenvolvel a aterosclerose: o coração, o cérebro, as pernas ou quase em qualquer parte do organismo.
O primeiro sintoma do estreitamento de uma artéria pode ser uma dor ou uma caimbra no momento em que o fluxo de sangue é insuficiente para satisfazer as necessidades de oxigênio. Por exemplo durante um exercicio, uma pessoa podesentir dor no peito ( angina), devido a falta de oxigenio, no coração, ou enquanto caminha pode haver caimbras nas pernas devido a falta de oxigenio.
No entanto, quando se verificar uma obstrução súbita, os sintomas aparecem imediatamente ( por exemplo, quando um cágulo sanguínio se encrava numa artéria).

Prevenção e Tratamento

Para prevenir a aterosclerose, devem eliminar-se os factoresde risco controláveis.
Assim, dependendodos factore de risco especificos de cada pessoa,a prevenção consistirá em diminuir os valores de colesterol diminuir a pressão arterial, deixar de fumar, perder peso e fazer exercício.
O hábito de fumar é particularmente perigoso para pessoas que já tem um risco elevado de doenças cardiacas.
Definitivamente o melhor tratamento pa aterosclerose é aprevenção. Quando a aterosclerose se torna suficientemente grave para causar complicações, devem tratar-se as próprias complicações (angina de peito, enfarte, arritimia, insuficiencia cardiaca, insuficiencia renal, ecto ou obstrução da artéria periféricas)
Recomenda programas supervisionados pelo fisioterapeuta de caminhada em esteira ou pista em uma intencidade capaz de desencadear os sintomas declaudificação dentro de 3 a 5 minutos. Caminhar até a dor seja graduada em moderada, seguindo de repouso sentado ou mesmo de pé até os sintomas desaparecer. Repetir este exercicio em ciclo de descanso de 35 minutos de caminhada intermitente.
Aumentar o programa de exercicio de exercicio em 5 minutos por sessão até 50 minutos, 3 a 5 vezes por semana por um minimo de 12 semanas.

Enfarto dos...
tracking img