Parada cardiorespiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.[pic]










A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE Á PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA INTRA-HOSPITALAR


















A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE Á PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA INTRA-HOSPITALAR







Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito para aobtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem.








A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE Á PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA INTRA-HOSPITALAR

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem.

Aprovado em: XX/XX/XXXX

COMISSÃO DE AVALIAÇÃODedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes e aos nossos pais, companheiros, filhos e amigos pela paciência, compreensão e carinho.
AGRADECIMENTOS


A Deus, por ser à base das nossas conquistas;
Aos nossos professores, pela dedicação prestada em suasaulas, colaborando assim em nosso aperfeiçoamento profissional e apoiando-nos, para que supríssemos todas as dificuldades que enfrentamos até aqui;
Aos nossos filhos, que eles possam reconhecer que na vida sempre ha tempo de se fazer boas escolhas.
As nossas famílias pelo apoio, pois sem eles nós não chegaríamos até aqui.
A universidade por possibilitar através de seu corpodocente nossa formação profissional.
E aos que direta e indiretamente contribuíram para a realização desse trabalho.














EPÍGRAFE






















“Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência, acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas. Fácil é ditar regras,difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção da vida dos outros."


(Carlos Drummond de Andrade).
RESUMO


O presente estudo traz como linha de pesquisa O Cuidar no Processo Saúde Doença e possui como área predominante a Enfermagem no Cuidado da Saúde ao Cliente Crítico Adulto / Emergência, tendo como tema aimportância da atuação do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória (PCR) intra-hospitalar e como objeto de estudo o enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória.
A parada cardiorrespiratória decorre de várias doenças ou situações clínicas, podendo estar associada a episódio de obstrução das artérias coronárias e arritmias cardíacas ou a um evento terminal evolutivo de muitas outrasenfermidades (Bellan 2006).
Para problematizar esta pesquisa: Qual a importância do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória? Quais atributos o enfermeiro do setor de emergência deve possuir?
Como objetivos salientamos: Identificar as manifestações e sintomas da parada cardiorrespiratória; Descrever quais os procedimentos que o enfermeiro pode realizar durante uma situação de atendimento;Refletir sobre a importância do treinamento para o enfermeiro, no atendimento a pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, método descritivo, de tipologia bibliográfica tendo como guias Barreto e Honorato (1998); Bellan (...); Bergmasco (2006); Cervo e Bervian (2002); Cintra, Nishide e Nunes (2005); Conselho Regional deEnfermagem (2000); Fernandes, Vancini; Cohr, Moreira (2010); Gil (2002); Guimarães e Lopes (2005); Guanães et al (1997-1999); Fontes (...); Hospital Sírio-Libanês (...); Luzia, Lucena (2009); Minayo (1993); Mosquera (2002); pires, Starling (2006); Potter e Perry (2004); Santos (...); Smeltzer e Bare (2005); Vergara (2003).
Com esta pesquisa encontramos nas análises de dados respostas propostas à...
tracking img