Redes - protocolos jabber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Jabber
Jabber é um serviço de mensagem instantânea, atualmente em uso e em fase de testes para adoção como padrão pela UTFPR. Tem funcionamento similar ao ICQ, MSN, AIM etc., mas comalgumas diferenças fundamentais:
2- Diferenças fundamentais
É um sistema composto por servidores descentralizados. Na prática isso significa que cada empresa, instituição ou órgão do governopode ter o seu próprio servidor sob seu domínio. Nesse aspecto é similar, por exemplo, aos serviços de e-mail, os quais também possuem servidores distribuídos.
- Utiliza o XMPP, que é umprotocolo aberto e livre de royalties. Com isso há uma certa garantia de compatibilidade entre os programas.
- Possui ampla base de programas compatíveis, na maioria software livre. Não existe orequerimento de se utilizar um programa específico.
3 - Como funcionam na UTFPR
Adotamos dois servidores Jabber distintos na UTFPR:
- jabber.utfpr.edu.br
Destinado a docentes etécnicos administrativos da UTFPR.
Se você possui o e-mail xxx@utfpr.edu.br automaticamente você possui uma conta Jabber neste servidor.
- papagaio.utfpr.edu.br
Destinado a estagiários,discentes e demais pessoas que desejarem contato com alguém da UTFPR através dos serviços Jabber. Este servidor permite o registro de novas contas pelo próprio interessado.
4 - Como utilizar oserviço
Cada usuário Jabber possui um "Jabber ID" (JID) que possui sintaxe similar ao e-mail (mas não é uma conta de e-mail!). Por exemplo:
- joao@utfpr.edu.br
O JID é o mesmo que oendereço da conta de e-mail. Isto é proposital, para a conveniência dos usuários.
- zezinho@papagaio.utfpr.edu.br
Uma vez conectado não há diferença perceptível entre os serviços, podendo cadausuário trocar mensagens entre quaisquer usuários de qualquer servidor Jabber.

5 - Como conectar-se a esse serviço
-jabber.utfpr.edu.br (docentes e técnicos administrativos)
O...
tracking img