Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Depressão, ansiedade e competência social em crianças obesas.
Universidade de São Paulo – Ribeirão preto, 2005.

Metodologia.
Estudos realizados na população atendida no hospital-escola da escolaPaulista de medicina mostrou que, aproximadamente 4% a 5% das crianças menores de 12 anos que chegam para consulta em triagem médica, apresentam obesidade (Fisberg, 1995). Outro estudo, a nívelnacional, para representar adolescentes brasileiros não institucionalizados, foi realizados com o objetivo de descrever a prevalência da obesidade em 13.715 adolescentes, entre 10 e 19 anos de idade. Osresultados mostraram maior prevalência de obesidade do sexo feminino e em adolescentes de nível sócio econômico mais alto e de regiões industrializadas (Neutzling, Rodrigues e Sigulem, 2000 ).
Alémdessas características familiares, alguns transtornos psicológicos tais como a depressão, ansiedade e dificuldades sociais podem ser observadas em indivíduos com obesidade, seja endógena ou exógena(Damiani, Carvalho e Oliveira, 2000).
Para avaliar a depressão infantil são utilizados instrumentos para se quantificar a intensidade e frequência dos sintomas depressivos. Um instrumento de auto relatomuito utilizado, é o inventário de depressão infantil ( Children`s Depression Inventory- CD1 ),constituído por uma escala abordando vários itens que avaliam sinais cognitivos, afetivos ecomportamentais de depressão em crianças, como tristeza, perda de interesse, choro frequente, desesperança, culpa, baixo autoestima, entre outros (Kovacs,1982).O CD1 é aplicável a ambos os sexos, em faixa etária de7 a 17 anos de idade.
Csabi, Tenyi e Molnar (2000) realizaram um estudo com o objetivo de comparar um grupo de 30 crianças obesas em tratamento ambulatorial com um grupo de 30 crianças não obesas,no que refere à presença de sintomas depressivos. Utilizaram como instrumento de coletas de dados uma Escala de Classificação para Depressão Infantil.
O resultado mostrou uma maior proporção de...
tracking img