Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Cada pessoa cumpre vários papeis sociais na vida real. Suas características de personalidade mesclam-se as variáveis externas no desempenho de cada papel dando a este um colorido ou " marca" absoluta singular"

A práxis, entendida como transformação objetiva do processo social, isto é, transformação das relações entre homem-natureza (práxis produtiva) e homem-homem (práxis revolucionária), é ofundamento do conhecimento, o critério da verdade e a finalidade da teoria.
Isto não quer dizer que a teoria só serve para a prática, como pensa o pragmatismo com sua concepção utilitarista, porque a relação entre teoria e prática é uma relação de unidade dialética em que a teoria não se reduz a prática, mas a complementa e também a faz avançar, tendo como limite sempre a sua realização atravésda ação humana. (Filosofia da Práxis)

➢ Formas de Práxis
-variam de acordo com o objeto sobre o qual o sujeito executa sua ação


-fornecido naturalmente, ou produtos de uma práxis anterior, que podem dar lugar a uma nova práxis,
-o humano, o indivíduo ou a sociedade = se tornam objetos da práxis política ou revolucionária

"Praxis é o processo pelo qual umateoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida.

Na Sociologia pode ser resumida como as atividades materiais e intelectuais exercidas pelo homem
que contribuem à transformação da realidade social.

Enquanto que no ensino uma lição é apenas absorvida a nível intelectual no decurso de uma aula, as ideais são postas à prova e experimentadas nomundo real, seguidas de uma contemplação reflexiva. Desta maneira, os conceitos abstratos ligam-se com a realidade vivida.

A práxis é usada por educadores para descrever um panorama recorrente através de um processo cíclico de aprendizagem experimental, como no ciclo descrito e popularizado por David Kolb.

Nos escritos do teórico e ativista marxista Georg Lukács, o trabalho da organizaçãopolítica é estabelecer uma disciplina profissional sobre a praxis política diária, designando conscientemente a maneira de mediar mais adequada de aclarar as interações entre teoria e prática."


-a prática produtiva como uma das formas fundamentais da práxis
-o homem em sua atividade estabelece relações não só com a matéria não propriamente humana, mas também com os agentes doprocesso de produção
-caráter de atividade pessoal que se determina por finalidades revela o homem como sujeito da produção
-o homem ao produzir, transforma-se a si mesmo.

práxis artística - possibilita a criação de objetos humanos e humanizados
- homem imprime - à matéria-prima uma determinada forma, na qual também se objetiva.- uma matéria-prima na qual expressa sua criatividade.

A atividade científica experimental = forma de práxis
-quando o pesquisador modifica as condições em que se opera um fenômeno
-uma atividade objetiva
-resulta num produto,
-com finalidade teórica imediata

A práxis social encerra um tipo peculiar o homem é visto como sujeito e objeto ao atuarsobre si mesmo, visando a uma transformação como ser social

A práxis social tem por objeto grupos ou classes sócias, a sociedade e até a natureza quando imprime a esta um caráter social, pela transformação do homem

A práxis social é a atividade de grupo ou classes sociais - que leva a transformar a organização e direção da sociedade ou a realizar certas mudanças mediante a atividade doEstado. - é justamente a atividade política.

atividade prática Reflete choque de idéias, de projetos de programas e se concretiza através de instrumentos e métodos reais, para obter, por meio do controle do Estado, a transformação da sociedade.
práxis material transformadora e ajustada a objetivos; sem essas condições deve-se falar em atividade teórica, que não se materializa por não se passar...
tracking img