Fichamento do livro o segredo de luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS








FICHAMENTO DO LIVRO O SEGREDO DE LUIZA
“Uma Ideia, Uma Paixão e Um Plano de Negócios:
Como Nasce Um Empreendedor e Se Cria Uma Empresa”











BELO HORIZONTE
ANO 2010


FICHAMENTO DO LIVRO O SEGREDO DE LUIZA
“Uma Ideia, Uma Paixão e Um Plano deNegócios:
Como Nasce Um Empreendedor e Se Cria Uma Empresa”











Fichamento do Livro O Segredo de Luiza apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia de estudo e pesquisa, professoraSônia A. Martins Lazzarini.












BELO HORIZONTE
2010










































“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importam quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estivermos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los.”Dalai Lama






FICHAMENTO



O Segredo de Luísa é um livro escrito por Fernando Dolabela, publicado em 1999, que aborda o caminho de um empreendedor para a realização do sonho de abrir uma empresa. Para este fim usa a história de Luísa, uma estudante de odontologia, que tem um sonho diferente daquele que para ela sonhado pela sua família. Enquanto a famíliagostaria de vê-la formada como dentista e casada com o atual noivo, Luísa sonha em criar a sua própria empresa no ramo de alimentos. Assim, o autor descreve como nasce o sonho e a motivação do futuro empreendedor, até a consolidação da ideia.


Luísa vive na cidade de Ponte Nova-MG, em que há uma forte tradição de produzir artesanalmente a goiabada cascão. Luísa associa-a ao sucesso obtidopelo pão-de-queijo mineiro, que é consumido em várias partes do mundo, pensando, “Também seria possível com a goiabada”, que ela sabe como produzir?































DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. 30 ed. rev. atual. São Paulo: editora de cultura, 2006. 304p. Capítulo 1 - A motivação e o perfil do empreendedor (p. 28 - 55).

A MOTIVAÇÃO E OPERFIL DO EMPREEDEDOR

O autor descreve como surgem as ideias de negócio que, normalmente, estão relacionadas com algo que o empreendedor conhece. O livro também apresenta os conceitos de empreendedor e empreendedorismo, que significa aquele que assume riscos e cria algo novo, bem como o perfil que pode ser desenvolvido por aqueles que se atrevem a sonhar.


O conceitoque proponho é: “O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”. À medida que percorrermos a trajetória de Luísa, veremos que este conceito desenvolve também uma forte ligação entre empreendedorismo e desenvolvimento social. (DOLABELA, 2006, p.25)


O texto destaca a importância dos relacionamentos do empreendedor com a sociedade, pois assim é fácil trocarinformações, idéias e uma possível ajuda caso necessário.



“Acredita-se hoje que o empreendedor seja o “motor da economia”, um agente de mudanças”. (DOLABELA, 2006, p.25)

“O empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social.”. (DOLABELA, 2006, p.26)


“A união das forças políticas, sociais, religiosas,econômicas da comunidade é essencial para o desenvolvimento econômico”. (DOLABELA, 2006, p.29)


“O empreendedor aprende em clima de emoção e é capaz de assimilar a experiência de terceiros”. (DOLABELA, 2006, p.32)













DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. 30 ed. rev. atual. São Paulo: editora de cultura, 2006. 304p. Capítulo 2 - A validação de uma...
tracking img