Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Página 20

Sublinhe um parágrafo do capitulo capaz de sintetizar o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.

O capítulo deixa claro que sem odesenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui á ciência.

Como o capítulo analisa as diferentes fases do desenvolvimento doconhecimento humano na história da humanidade? Faça uma síntese localizando as principais etapas e organize-as em uma linha do tempo.

Como o capitulo explica o que foi o Renascimento? Elabore umaficha sobre o período que contenha os seguintes elementos: época, lugares, nomes importantes.

De que maneira as teorias de Thomas Morus e Nicolau Maquiavel abriram caminho para a formação dopensamento cientifico social ou da sociologia, que ocorreu séculos depois da morte deles?

Levando em conta o texto sobre Maquiavel, aponte uma diferença entre a obra do florentino e as demaismanifestações da literatura utópica

Procure em livros, jornais, revistas e sítios da internet material a respeito de Johanes Gutenberg, da invenção dos tipos moveis e de suas consequências parao desenvolvimento do conhecimento e da circulação da informação. Elabore um pequeno texto com as informações obtidas.

Analise a figura9, que retrata importantes aspectos do Renascimento-racionalidade e maior preocupação com a vida material do que com a espiritual – e descreva os elementos que justificam a interpretação da obra como a característica desse momento histórico.

Aideia de que existe um espaço onde reina a felicidade e onde as necessidades do homem serão satisfeitas estás presente na literatura em todos os tempos. No Brasil, a literatura tem um bom exemplo – opoema de Manuel Bandeira ‘’vou-me embora pra Pasárgada’’. Em termos sociólogos, como você definiria esse poema e por quê?

1. O homem, como uma entre as várias espécies animais existentes, também...
tracking img