Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA I
PROFESSORA: LÍLIA JUNQUEIRA
ALUNA: GRASIELE ALMEIDA BORBA

RESUMO
- A Natureza e as Origens da Sociologia-

RECIFE, 27 de Janeiro de 2013

BIBLIOGRAFIA

Turner H., Jonathan
Sociologia- Conceitos e Aplicações/ tradução Márcia Marques
GomesNavas; revisão técnica João Clemente de Souza Neto
--São Paulo: Makron Books, 2000.
IBSN: 978-85-364-1 162-6
Título original: Sociology - Concepts and Uses.

A Natureza e as Origens da Sociologia

* A Importância da Sociologia

Sociologia é o estudo do comportamento social das intenções e organizações humanas. O objetivo da sociologia é tornar essas compreensõescotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, á medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais. A ênfase na limitação choca-se com as crenças pessoais de indivíduos que gostam de se ver como inflexíveis, que usam seu livre arbítrio e iniciativa para moldar seu destino.
Nenhum de nós é totalmente livre; na verdade, podemos escolher nosso caminho na vida cotidiana, masnossas opções são sempre limitadas. Isso reforça a ideia sociológica de que o homem é produto e produtor de sua cultura. Ele constrói o seu meio e é por este construído.
A sociologia examina essas limitações e, como tal, é uma área muito ampla, pois estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade; ela explora todas as estruturassociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crime, divergência, conflitos, migrações e movimentos sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social.

O Surgimento da Sociologia

Na expressão de Castells(1999), a sociedade hoje é a sociedade da informação, uma sociedade em rede, que conecta e desconecta em qualquer momento e lugar. Uma sociedade em rede ultrapassa as relações sociais e técnicas de produção, atinge a cultura e as relações de poder.
Através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europalevou á emergência da sociologia. Quando os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho ao trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas e quando novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias, as instituições da sociedade foram alteradas para sempre. Na França, um grupo de pensadores conhecidos como filósofos das luzes também começaram a expor uma visãodo mundo social que defendia uma sociedade em que os indivíduos eram livres da autoridade política arbitrária e eram guiados por padrões morais combinados e pelo governo democrático.
Ainda outra influência por trás do surgimento da sociologia- a Revolução Francesa de 1789 – acelerou o pensamento sistemático sobre o mundo social, nas décadas finais do século XVIII e inicio do XIX, que asociologia como uma disciplina autoconsciente foi planejada.

* Auguste Comte (1798-1857), o Fundador da Sociologia.

August Comte em seu quinto volume do Curso de Filosofia Positiva (1830-1842) a examinar a solicitação por uma disciplina dedicada ao estudo cientifico da sociedade. Comte quis chamar essa disciplina de “física social“ para enfatizar que estudaria a naturezafundamental do universo social, mas ele foi praticamente forçado a determinar o termo híbrido greco-latino, sociologia.
A principal contribuição de Comte para o desenvolvimento da sociologia não foi tanto a essência de suas ideias, mas sua defesa pela aceitação da sociologia como uma área legitima de estudo. A sociologia era para ser uma disciplina dedicada ao estudo da sociedade, e as velhas...
tracking img