O sus em campinas e os postos de saude da familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SUS EM CAMPINAS E OS POSTOS DE SAUDE DA FAMILIA

O SUS Campinas consiste num conjunto de responsabilidades com a Saúde, uma complexa rede de Serviços de Saúde e instâncias de Gestão e Controle Social.

Surge com a Constituição de 1988 e é regulamentado pela Lei 8080/90 e outras, que definem princípios e diretrizes que devem norteá-lo e recursos para sua viabilização. Essas leis federais sedesdobram e replicam no nível municipal.

O município de Campinas é gestor pleno do sistema de saúde, modalidade de gestão em que todas as decisões quanto ao gerenciamento de recursos e serviços, próprios, conveniados e contratados se dão no âmbito do Município.

A complexidade do sistema de saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização doplanejamento e gestão da saúde para áreas com cerca de 200.000 habitantes, que em nosso município iniciou-se com a atenção básica, sendo seguido pelos serviços secundários próprios e posteriormente pelos serviços conveniados / contratados. Esse processo exigiu envolvimento e qualificação progressivos das equipes distritais e representou grande passo na consolidação da gestão plena do sistema no Município.Existem 5 Distritos de Saúde em Campinas:

Campinas possui 50 Centros de Saúde (Unidades Básicas de Saúde), que são os Serviços de Saúde responsáveis pela atenção básica à Saúde.

Eles têm território e população bem definidos. Gerenciam informações dos nascimentos, óbitos, doenças de notificação compulsória, perfil de atendimento ambulatorial. Constroem mapas de recursos, barreiras. A partirdessas informações e de protocolos assistenciais pactuados no SUS Campinas planejam e programam ações de Saúde, contando com suporte e retaguarda de equipes técnicas distritais e centrais da Secretaria Municipal de Saúde. Têm Conselho local de Saúde, com representantes da população usuária, dos trabalhadores de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Ficam próximo à residência do usuário,facilitando o acesso do mesmo à assistência.

Em Campinas dimensionamos 1 C.S. para aproximadamente cada 20.000 habitantes, com equipes multiprofissionais envolvendo médicos nas especialidades básicas (clínicos, pediatras, gineco-obstetras), enfermeiros (com responsabilidades voltadas para as áreas da mulher, criança e adultos), dentistas, auxiliares de enfermagem, auxiliares de consultório dentário.Profissionais de apoio completam essas equipes. Cerca de 1/3 das equipes de C. S. contam com profissionais de Saúde mental, médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais.

CAMPINAS REFERENCIA EM SAÚDE MENTAL

Campinas foi uma das cidades pioneiras do Brasil a responder à reforma psiquiátrica, que tem como diretriz o cuidar em liberdade, o que significa que cada vez menos o hospitalé o destino dos portadores de transtornos mentais. Dentro desta política de atuação, a Secretaria Municipal de Saúde fechou hospícios e iniciou a construção de uma rede extra-hospitalar com a inserção das pessoas no meio social por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da garantia de residências terapêuticas e do acesso ao trabalho e ao lazer.

Na concepção da reforma psiquiátrica,o modelo centrado na atenção hospitalar não reabilita totalmente o paciente. Quando isolado, o portador de transtornos mentais não consegue se ressocializar e perde sua individualidade.

Dentro deste contexto, foram criados os Caps como serviços de atenção diária, usados para substituir as internações hospitalares, onde são oferecidos desde cuidados clínicos até atividades de reinserção socialdo paciente. A equipe de profissionais dos Caps é multidisciplinar, justamente para prestar atendimento integrado ao paciente. O grupo é formado por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas dispõe de uma rede de cuidados comunitários de saúde mental constituída por nove...
tracking img