Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE:

1) Introdução e Objetivo

2) Ementa do curso
2.1) Unidade I
2.2) Unidade II
2.3) Unidade III

3) Resumo dos Filmes
3.1) Home – Nosso Planeta, Nosso Lar
3.2) O mundo Segundo Monsanto

4) Resumo dos Textos
4.1) Sociologia da Tecnologia
4.2) O Fim das Certezas
4.3) Complexidade, Saberes Científicos, Saberes da Tradição

5) Biodiesel
5.1)Vantagens
5.2) Desvantagens

1) INTRODUÇÃO E OBJETIVO:

Este trabalho tem por objetivo expor um comentário geral e resumido do que foi comentado em sala. Como guia, utilizei a descrição da ementa do curso Tópicos Especiais em Sociologia XI, que aborda os seguintes temas:

2) EMENTA DO CURSO:

Unidade I. 
A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais: O tratamento objetivo do fatosocial em Émile Durkheim. A objetividade do conhecimento em Ciências Sociais segundo Max Weber. Ciência e revolução em Karl Marx.

Unidade II. 
Grandes teses sociológicas sobre o desenvolvimento do capitalismo: A relação entre ética religiosa e racionalidade econômica, segundo Max Weber. Luta de classes e transformação social no capitalismo, segundo Karl Marx.

Unidade III.
Estado e economiacapitalista: A relação entre direito racional e capitalismo moderno em Marx Weber. A relação entre Estado e economia nos clássicos do marxismo. A teoria do Estado capitalista nos neo-marxistas.

Alguns tópicos não foram estudados com muitos detalhes, então haverá um breve resumo sobre o assunto, e o foco será direcionado ao que realmente nos interessou em sala, como por exemplo, o interesse doprofessor em saber um pouco mais sobre o biodiesel, a tecnologia que contribuiu para a formação do indivíduo bem como para seu sedentarismo, resumo e opinião sobre os textos base e os filmes ‘’Home’’ e ‘’O mundo segundo monsanto.. ‘’

2.1) Unidade I. 

Para debater as opiniões de sociólogos como Durkheim, Weber e Marx, vamos começar com uma breve introdução de suas definições e descrições sobrea sociologia e fatos sociais:
Fato social é toda maneira de atuar, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, conservando uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.
Assim, Durkheim definiu o fato social como algo que não depende da opinião de um individuo so, e sim, da visão deuma sociedade, de um conjunto de indivíduos.
Ao contrário de Durkheim, Weber descreveu: “A validade objetiva de todo saber empírico baseia-se única e exclusivamente na ordenação da realidade dada segundo categorias que são subjetivas, no sentido específico de representarem o pressuposto do nosso conhecimento e de associarem, ao pressuposto de que é valiosa, aquela verdade que só o conhecimentoempírico nos pode proporcionar”, ou seja, é possível analisar a sociedade que os indivíduos construíram a partir de suas atitudes, do interior de cada individuo.
Temos ainda a definição de Karl Marx, que para mim, é o que mais se aproxima da minha forma de pensar: “Uma ciência empírica não pode ensinar a ninguém o que deve fazer.”
Ainda que seja do interesse do homem o estudo do seu comportamentocom o meio em que vive, e que muito sociólogos tenham dedicado boa parte de suas vidas a esse estudo, cada individuo é um mundo complexo e não há como manter um padrão de critérios para avaliar as condições e cultura de cada um.
Para todas as formas de convivência na sociedade sempre irão existir as divergências sobre a avaliação das atitudes dos homens em meio a uma sociedade que impõe aspróprias regras, e que muda demais de uma região para outra. Uma das divergências de opiniões que me chama bastante atenção é sobre a educação: ela vem de casa ou vem da escola? Quem é o maior responsável pela formação moral de uma criança enquanto ela não tem capacidade para escolher o que é melhor para ela?
Na minha opinião, a educação vem de casa e a escola complementa a formação intelectual,...
tracking img