Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Dona Genoveva Rezende Carneiro
Itaguari, 30 de novembro de 2012.
Professor: Igor Cabral
Disciplina: Sociologia
Aluna: Marina Matos Souto

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

ALIENAÇÃO SOCIAL: na qual os humanos não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas e oscilam entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo o que existe, por ser tido como natural, divinoou racional, ou se rebelam individualmente, julgando que, por sua própria vontade e inteligência, podem mais do que a realidade que os condiciona. Nos dois casos, a sociedade é o outro (alienus), algo externo a nós, separado de nós, diferente de nós e com poder total ou nenhum poder sobre nós. A alienação social se exprime numa "teoria" do conhecimento espontânea, formando o senso comum dasociedade. Por seu intermédio, são imaginadas explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida.
Um exemplo desse senso comum aparece no caso da "explicação" da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa (preguiça, ignorância) ou por vontade divina ou por inferioridade natural ou uma fantasia projetada de uma mente perturbada como o líder do ProjetoPortal. Esse senso comum social, na verdade, é o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade – sacerdotes, filósofos, cientistas, professores, escritores, escritores, jornalistas, artistas -, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe a que pertencem e que é a classe dominante da sua sociedade.

CONFLITOSINTERNACIONAIS:
A questão basca, ou questão dos bascos, é um conflito territorial e étnico surgido no final do século XV e início do XVI com a unificação da Espanha em um só reino e a anexação da porção sul da região à Espanha e da porção norte da região à França.
A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modode vida. Ao invés de serem incorporados e suplantados por outra cultura, como a maioria dos povos que habitaram a Península Ibérica e a Europa. Outro ponto interessante é o apoio que a luta armada do grupo guerrilheiro ETA (Euzkadi Ta Askatana, que em vasconço significa “Pátria Basca e Liberdade”) tem da população basca. Ou, pelo menos tinha.
Atualmente o Partido Nacionalista Basco (PNV) tentaum acordo com o governo espanhol para a realização até o final de 2008, em caráter consultivo e, até 2010 de forma definitiva, de dois plebiscitos onde o povo basco decidirá sobre o tipo de governo a ser adotado e sobre a relação política entre o País Basco e a Espanha. No entanto, o primeiro – ministro espanhol, José Luis Zapatero, rejeita o plano Ibarretxe, como é chamado o plano lançado peloPNV.
Palestina - com o fim da 2º Guerra, a palestina ficou sob administração da ONU, que resolve dividir a palestina entre
um estado árabe e um judeu (Israel). Os países árabes vizinhos recusaram tal decisão e atacaram Israel, que acabou vencendo. Assim os árabes da região que é hoje Israel fugiram para a região da Palestina conhecida como Cisjordânia, que desde 1967 é ocupada militarmente porIsrael. Assim, os árabes da Cisjordânia (e da faixa de Gaza) os chamados "Palestinos", usam de violência contra Israel (incluindo ataques terroristas), para reivindicar a criação de
um estado árabe Palestino; mas como a região possui lugares sagrados para árabes e judeus, ambos os lados não aceitam dividi-la.
Os Adolescentes e as Drogas: Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contato comas drogas. Ambiente, companhias erradas, tudo favorece o contato e as primeiras experiências com as drogas. A isso, acrescente-se a frequente ausência dos pais, que cria condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas consequências.
As causas são muitas: a solidão, a falta de formação, as más companhias, as decepções, os...
tracking img