Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o que faz com que as pessoa escolham sertos estilos de musicas

Musica na sociedade

A música é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Desde os tempos antigos que sempre que uma nova sociedade nasce, com ela aparece um novo estilo de música.

É do conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana. Dessa maneira, ela pode ser utilizada paramanipular as pessoas, seja essa manipulação bondosa ou maldosa.[carece de fontes?]

As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em seus estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Entre as diferenças estão: a maior propensão ao humano ou ao sagrado;a música funcional em oposição à música como arte; a concepção teatral do Concerto contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.

Falar da música de um ou outro grupo social, de uma região do globo ou de uma época, faz referência a um tipo específico de música que pode agrupar elementos totalmente diferentes (música tradicional, erudita, música popular ou experimental).Esta diversidade estabelece um compromisso entre o músico (compositor ou intérprete) e o público que deve adaptar sua escuta a uma cultura que ele descobre ao mesmo tempo que percebe a obra musical.

Desde o início do século XX, alguns musicólogos estabeleceram uma "antropologia musical", que tende a provar que, mesmo se alguém tem um certo prazer ao ouvir uma determinada obra, não pode vivê-la damesma forma que os membros das etnias aos quais elas se destinam. Nos círculos académicos, o termo original para estudos da música genérica foi "musicologia comparativa", que foi renomeada em meados do século XX para "etnomusicologia", que apresentou-se, ainda assim, como uma definição insatisfatória.
Índice
[esconder]

* 1 Efeitos biológicos e emocionais da música
o 1.1Origens da música numa sociedade
* 2 Vantagens da música na sociedade
* 3 Desvantagens da música na sociedade
* 4 Referências
* 5 Ligações externas

[editar] Efeitos biológicos e emocionais da música

Olhemos a obra Musicofilia[1] de Oliver Sachs. Este psicólogo conceituado sempre tomou a música como uma grande “arma” psicológica, capaz de curar/maltratar pessoas.Neste livro,são dados grandes exemplos, devidamente justificados, do poder da música, entre eles:

* Doentes com amnésia crónica conseguiam lembrar memórias que estavam relacionadas com músicas que tinham ouvido.
* Vários estudos mostram que em fábricas os operários trabalham mais depressa e melhor quando estão a ouvir uma música que acompanhe o seu ritmo de trabalho.

De facto, a música é muitopoderosa, mas de onde será que vem esse poder? Muito desse poder vem das frequências de certos sons encontrados nas músicas, que como têm um valor de hertz parecido ao encontrado em alguns constituintes do nosso corpo, nos tornam num diapasão natural, fazendo-nos ressoar. Essa sensação é quase imperceptível, mas faz-nos reagir inconscientemente de uma maneira muito emocional.

Neste ponto também sepode indagar acerca do facto de a música erudita ser tão pouco apreciada pelas massas, pois o facto de esta ter um efeito emocional/biológico tão “pesado” pode levar ao “medo” e desconforto por parte dos ouvintes. Há uma relação cíclica entre o estado de espírito e a música que o sujeito está a ouvir no momento.

Assim, podemos divagar sobre aplicações da música em sítios públicos, como maneirade controlo comportamental. Como por exemplo, a música nos supermercados.
Whole Foods Market, Interior.jpg

Se é verdade que os consumidores não gostam de multidão, também não gostam da ressonância das vozes num hipermercado vazio. Esta sensação fará com que abandonem o local mais depressa. A música de ambiente, sem palavras cantadas, resolve este problema. As músicas não devem ter cantores...
tracking img