Cp ng1 dr2 direitos dos trabalhadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Núcleo gerador: NG1 – Liberdade e responsabilidade pessoal

Tema: DR2 – Direitos, Liberdades e Garantias dos Trabalhadores



Reflexão

Todos nos ja ouvimos falar de diretos dostrabalhadores, mas será que realmente sabemos algo sobre eles?
Esta noção apesar de ser muito falado nos dias de hoje, é algo que surge apenas a partir do sec.XX. Sendo que até ali, os trabalhadoresnão tinham direitos mas sim deveres para os seus superiores. E é graças à luta destes Homens no séc.XX que a nossa sociedade atual se rege por estas leis de trabalho que ditam os direitos e deveresde todo o sistema profissional. Essas leis são o resultado de décadas de negociações nas assembleias portuguesas.
Passar de horários de catorze a dezasseis horas diárias para as atuais oitohoras e meia, direitos iguais para as mulheres, a proibição do trabalho infantil, para além do direito ás folgas, à baixa e ao subsidio de desemprego e de férias, tudo isto são direitos essenciais, masque tiveram que ser conquistados ao longo de longos anos de negociações. A formação de sindicatos foi uma mais valia na luta por todos estes direitos hoje em vigor.
Por isso podemos afirmar queos sindicatos são necessários, e especialmente importantes para informar, apoiar e lutar por os direitos dos trabalhadores. Estas organizações são o pilar da luta contra patrões que, ao visar apenas olucro pessoal, se tentam aproveitar ou negar os direitos dos seus trabalhadores, o que é muito comum no nosso país. Desde o recusar colocar os seus empregados na segurança social a não pagar horasextras vai uma lista enorme de violações frequentes nas nossas empresas.
A liberalização empresarial veio agravar este tipo de situações, pois apela à competitividade com o uso ao receio de todosos trabalhadores do desemprego, fazendo com que estes não denunciem casos de horas extras de trabalho sem remuneração ou pressão psicológica para o aumento da produtividade.
Os trabalhadores...
tracking img