Material de apoio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://cidadania-e-profissionalidade.blogspot.com

Aqui vão algumas ajudas para formadores, actividades para os formandos!
Também espero ajuda! Quem tiver materiais que post!

DIMENSÃO DE COMPETÊNCIAS I: COMPETÊNCIAS COGNITIVAS
Núcleo Gerador: Direitos e Deveres
Unidade de Competência 1: Identificar direitos e deveres pessoais, colectivos e globais e compreender da sua emergência eaplicação como expressões ora de tensão ora de convergência. 
Domínio de Referência Tema Competência Critério de Evidência
Contexto privado Liberdade e Responsabilidade Pessoal Reconhecer constrangimentos e espaços de liberdade pessoal • Identificar situações de autonomia e responsabilidades partilhadas.

Actividade nº1

O Aluno: __________________________________________________ ____ Nº ____

1.1.Recorrendo a um sentido metafórico, preencha o quadro seguinte, procurando identificar a noção de «liberdade» com os casos apresentados. 

Se a liberdade fosse... Seria... Porque... Elemento destacado... 
uma cor 
uma pessoa 
um barulho 
um gosto 
uma emoção 
um animal 
um objecto
um vegetal
um momento do dia “Nascer” do sol Há ainda tanto para fazer Feixe de possibilidades 
umperíodo da vida 
uma profissão 
uma obra de arte 
um período da História 
Adoptado de M. Tozzi, (dir.) Apprendre à philosopher, Montpellier, Hachette, 46

1.2. Debata, em grande grupo, as opções que tomou e registe as opiniões dos seus colegas que considerar mais pertinentes.
__________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________

1.3. Partindo dos elementos destacados na aproximação metafórica ao conceito de liberdade, redija uma breve noção do referidoconceito. 
__________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ________________________________________________________________________________________
Actividade nº2

O Aluno: __________________________________________________ ____ Nº ____

1. No sentido de elucidar o sentido do conceito de liberdade, leia com atenção o extracto de texto que se apresenta. 

Extracto de texto 1 – o conceito de liberdade 
«Do latim libertas. É na sua significação ética, aplicando-se ao poder de decisão do sujeito moral, que o termo aparece aprimeira vez na língua francesa (perto do ano 1190). A partir do séc. XIII, aparece progressivamente associado ao termo latino as suas múltiplas significações, e nomeadamente: o estado daquele que não depende de um mestre (1324), daquele que não está preso (1365) assim como a ausência de um constrangimento social (1538). De modo geral, é livre o sujeito que, numa dada situação, pode agir ou agiuconforme o que ajuíza (decisão) como o que deve ser bem feito (nessa determinada situação). O desacordo entre o juízo e acção deve-se aos entraves de ordem física ou fisiológica impedindo o sujeito de concluir o que (ele) julga que deve ser bem feito e que quer fazer (...); este desacordo pode, enfim, ter a sua origem nos motivos e inclinações do sujeito que o leva a querer e a concluir uma acção...
tracking img