Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para ele os problemas sociais entre os trabalhadores e empresários teriam de ser resolvidos dentro da ordem e do progresso.
Segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas, de ações, pensamentos e sentimentos acadêmicos que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas não construída exteriormente.
Os fatos sociais são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vidados indivíduos em sociedade. Os fatos sociais consistem em idéias, normas ou regras criadas pela coletividade e já existem fora de nós quando nascemos.
E com todas essas regras, idéias e normas havendo a desobediência o transgressor será punido pelo grupo.
O indivíduo não nasce sabendo de suas obrigações e responsabilidade perante a sociedade.
As crianças e os adolescentes aprendem com os paisa cultura que eles adquiriram ao longo de sua vida.
Durkheim propõem um método para a sociedade que os pesquisadores analisaram os fatos sociais como se fossem coisas que existem independentemente de nossas idéias, vontade e sentimentos.
Quatro obras capitais. A abordagem com que Durkheim debruçou-se sobre a sociologia se anuncia nas obras De la division du travail social (1893; Da divisão dotrabalho social) e Les Règles de la méthode sociologique (1895; As regras do método sociológico). Na primeira, analisa o problema da ordem num sistema social de individualismo econômico. Na segunda, define fato social e esquematiza a trama metodológica com que estudou os fenômenos sociais.
O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente que ele não criou e não poderejeitar, como as regras morais, leis, costumes, rituais e práticas burocráticas oficiais, entre outras. Partindo da exterioridade dos fatos sociais, Durkheim abordou a sociedade como um fato sui generis e irredutível a outros, compreendendo-a como um conjunto de ideais constantemente alimentados pelos indivíduos que fazem parte dela. Dessa forma, conceituou a consciência coletiva como o "sistema dasrepresentações coletivas de uma dada sociedade". A linguagem, por exemplo, é uma representação coletiva, assim como os sistemas jurídicos e as obras de arte.
Na análise dos sistemas sociais, Durkheim introduziu os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que o levaram à distinção dos principais tipos de grupos sociais. A solidariedade mecânica ocorre nas sociedades primitivas, nas quaisos indivíduos diferem pouco entre si e partilham dos mesmos valores e sentimentos. A orgânica, presente nas sociedades mais complexas, se define pela divisão do trabalho.
O estudo das sociedades mais complexas levou Durkheim às idéias de normalidade e patologia sociais, a partir das quais introduziu o conceito de anomia, ou seja, ausência ou desintegração das normas sociais. Como as sociedadesmais complexas se baseiam na diferenciação, é preciso que as tarefas individuais correspondam aos desejos e aptidões de cada um. Isso nem sempre acontece e a sociedade se vê ameaçada pela desintegração, pois os valores ficam enfraquecidos. A solução proposta por Durkheim são as formas cooperativistas de produção econômica.
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico(1895)
- O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)

TRABALHO.....
Inúmeros estudos contemporâneos sobre o suicídio focavam em características individuais. Durkheim estudou as conexões entre os indivíduos e asociedade. Ele acreditava que se pudesse demonstrar o quanto um ato individual é o resultado do meio socialque o cerca, teria uma prova da utilidade da sociologia. Neste livro, Durkheim desenvolveu o conceito de anomia. Ele explora as diferentes taxas de suicídio entre protestantes e católicos, explicando que o forte controle social entre os católicos resulta em menores índices de suicídio.
De acordo com Durkheim, os indivíduos têm um certo nível de integração com os seus grupos, o que ele chama...
tracking img