Periodo entre guerras analise economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Período Entre Guerras
O texto de Feinstein, Temim e Toniolo trata sobre as consequências da primeira Guerra para os países europeus, as suas dificuldades econômicas enfrentadasprincipalmente pela Alemanha logo após o fim da primeira guerra e o que isso causou para os principais países europeus.
Entre o fim da primeira guerra e meados da década de 20, ocorreram diversasmudanças na Europa quando comparados a Bela Época vivida antes da guerra, na qual existia um grande estímulo ao comércio internacional e globalização. Os países europeus optaram pelo isolamento diante dafragilidade do mercado internacional, isso devido a pressões internas (inflação e desemprego) aumentando assim a participação do estado. A Alemanha, culpada pela guerra, sofreu uma crise semprecedentes neste período, pois além de estar destruída por ter perdido a guerra também perdeu partes de seu território e precisava pagar uma indenização aos países vitoriosos.
Durante esseperíodo a Alemanha enfrentou uma elevada taxa de desemprego e a chamada hiperinflação, mais pressões principalmente pela França para que pagasse a indenização estipulada no Tratado de Versalhes. Semcondições de recuperar a sua indústria e sem conseguir crédito, a Alemanha não era capaz de pagar suas dividas, vendo isso os EUA aceitaram renegociar a divida e também emprestou dinheiro a Alemanha. E com oplano econômico de Hjalmar Schacht, principalmente para combater a inflação a Alemanha aos poucos foi melhorando sua condição, com a ajuda também da volta do padrão ouro.
Essa crise duraaté meados da década de 20, quando melhoram as condições dos países europeus e com isso a tentativa da volta do padrão ouro, tanto a França quanto a Inglaterra já utilizavam este modelo em seus blocos.Um dos problemas na tentativa da volta do padrão ouro era a indefinição dos EUA, devido a sua política externa de isolamento e porque eram os americanos que possuíam a maior reserva de ouro. Com...
tracking img