Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
• Passo 1
O texto nos fala do conhecimento que rege a conduta da vida cotidiana. Essa realidade social da vida cotidiana é dividida entre um indivíduo e outro, num sistema de relação face a face. O universo simbólico é um nível de legitimação, esses processos simbólicos mostram realidades diferentes das que compõe a experiência da vida cotidiana, eles são produtos sociais e tem umahistória. A obra mostra a realidade o que constitui a realidade cotidiana do mundo. Segundo o autor, para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a filosofia é inerente a essa construção.
O mundo da vida cotidiana não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, mas também surgem de aspectos particulares como pensamentos e ações. O senso comum tem diversasinterpretações sobre a realidade cotidiana, sobre os objetos se apresentam a consciência como sendo de diferentes esferas da realidade.Segundo o autor a realidade se forma a partir da relação com outro.Mas o sentido de realidade nesse livro é de coisas corpóreas ou materiais, ou seja, eu chamo de realidade objetiva as coisas que eu sei que existem porque são corpóreas.
Esses objetos fazem parte daminha realidade, porém, se eu me atrasar essa realidade muda, as pessoas do ônibus não serão as mesmas, o balconista não será o mesmo e etc. Ou seja, diante da minha realidade há uma serie de outras realidades que existem independentes da minha. A realidade está organizada em torno do aqui, do meu corpo e do “agora”, esse é o foco da minha atenção.

A realidade é muito grandiosa e por isso aspessoas a recortam, ou seja, tiram um pedaço para si para que seja possível viver nela.O autor diz que as coisas ganham significados por meio da linguagem, a linguagem delimita as coordenadas da minha vida e enche os objetos de significados.A realidade é uma construção de uma cadeia de sintetizantes que surgem da ideia de alguém.A realidade é uma construção material da ideia de alguém.Porexemplo, alguém imaginou um carro, fez com que isso saísse da mente e materializou e a partir dessa materialização eu posso afirmar que o carro existe objetivamente por que eu posso senti-lo empiricamente.A realidade cotidiana é controlada por variáveis que são tempo e espaço e isso mostra que a vida cotidiana é abandonada por diversos graus de proximidade de objetos.Ela muda de acordo com tempo eespaço, o que era ontem amanha será outra coisa por conta dessas variáveis.A realidade mais próxima é aquela cuja meu corpo está invólucro, pois essa zona contém o mundo do meu alcance, essa realidade é a que eu posso modificar.Nesse mundo minha mente é dotada de pragmatismo, sendo que não tem interesse pragmático por zonas mais distantes, pois sei que talvez durante toda minha vida não possa me ocuparcom essas zonas.O autor esta falando nesse trecho acima que o ser humano apenas se interessa pela realidade útil a ele, pois sabe que muito provavelmente não poderá viver a realidade como um todo. A realidade surge da relação com o outro, é impossível construir minha realidade sem ter contato com os outros, deve-se saber que esses outros têm uma referencia da realidade diferente da minha, pois omeu “aqui é lá para ele”, mas de qualquer modo sei que vivo com eles em um mundo comum repleto de significados.
Há dois tipos de socialização. Primaria é a primeira que o individuo experimenta na infância em virtude da qual se torna membro da sociedade. Secundaria é qualquer processo que introduz o sujeito socializado em novos setores da sociedade.

Obviamente a socialização primaria é maisimportante para individuo, pois ela é a base da socialização secundaria que se concentra na primaria.Cada individuo nasce em uma estrutura social e dentro dela se encontra outros significados que são impostos.As crianças das classes baixas, por exemplo, absorvem uma perspectiva de classes social baixa a respeito do mundo social.Socialização é mais que aprendizagem cognitiva, mas há situações de...
tracking img