Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Aline Lysia de Queiroz Castro – B433HB-0
Aluno: Milton Fernando Dias de Castro – B4608E-6
Aluno: Volnei Luciano Cattini Duarte – B43HEB-1
Turma: EB2V30
DURKHEIM
1 – Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
Estudar e explicar a sociedade tendo como base, pesquisas de fatos observados qualitativamente e quantitativamente, encontrando assim soluçõespara uma vida social justa e saudável, comparar as diversas sociedades e classificar as espécies sociais.

2 – Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção pelo indivíduo. Os fatos sociais dão o tom da ordem social, conscientizam as pessoas e uma sociedade o que é aceito ou não, e osinfluenciam-nos São três características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha.
Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “Sanções”- estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas.Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa, prisão, etc. Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia, humilhação, etc.Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setorsignificativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Durkheim afirmava que um fato é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Os fatos são comuns aos grupos, portanto coletivos e podem ser representados pelas formas de comunicação, linguagem, formas de habitação, sentimentos,valores éticos, estéticos e morais.

3 – Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Primeiramente, o pesquisador deve estabelecer e manter uma certa distância em relação aos fatos. Durkheim aconselhava a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos, isentos de opiniões, sentimentos, desejos ou preconceitos.

4– Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies?
É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.

5 – Que características da escola positivista podemos encontrar no texto?
R: Como os positivistas,Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.

6 – Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Porque?
Não. Para Durkheim os sentimentos e as opiniões, atrapalham e contaminam a compreensão darealidade.

7 – Afirmamos que Durkheim considerava a educação formal e informal, como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.
Sim, pois a educação forma indivíduo para conviver em sociedade. Foi e é através da educação que nossos pais e professores nos passaram os valores, ética, respeito que são elementos fundamentais para que...
tracking img