Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais foram os conflitos e as causas da revolução francesa?
SITUAÇÃO ANTES DA REVOLUÇÃO:
ECONOMIA: A economia era agrícola: 20 milhões de habitantes viviam no campo, na pobreza e pagando muitoimposto ao Estado e aos nobres donos das terras. Para piorar, entre 1784 e 1785, várias inundações e secas provocaram quebra de safra, inflação e fome. As leis mercantilistas prejudicavam a economia,impedindo que se vendessem mercadorias livremente. A revolução industrial ainda não havia chegado ao país e as corporações de artesãos não queriam máquinas para produzir mercadorias.
OS GASTOS: OEstado gastava demais em luxo, guerras e com o sustento da nobreza e do clero. Os impostos já não cobriam os gastos. A dívida do país era enorme.
- SOCIEDADE: Era dividida em três classes sociais,chamadas de Estados Gerais: Primeiro Estado: Era o clero francês, dividido em alto e baixo. A igreja possuía muita terra e o alto clero vinha da nobreza e não pagava impostos. Já o baixo clero era ligado aopovão e não tinha recursos.
- Segundo Estado: Era a nobreza: vivia no luxo, não trabalhava, não pagava impostos, vivia das rendas do Estado, das cobranças sobre os camponeses que trabalhavam emsuas terras e do pedágio dos comerciantes que passavam pelas estradas de suas terras.
-Terceiro Estado: Era a classe que trabalhava e sustentava a todos, pagando todos os impostos. Não era uma classeunida, pois havia pessoas riquíssimas (a alta burguesia) e muito pobres, como os camponeses. Estava dividido em: a) Alta burguesia (grandes banqueiros, grandes comerciantes, armadores, etc). b) Classemédia, que era formada por profissionais liberais (ex: médicos, advogados, engenheiros, etc) e por médios comerciantes, como os lojistas. c) O povo em geral (camponeses, pequenos comerciantes,artesãos, etc. ).
ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO: Para tentar solucionar a grave crise econômica, o rei Luís XVI convocou os Estados Gerais. No início dos trabalhos, o Terceiro Estado propôs que a nobreza e o...
tracking img