Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

“[...] o ato de amamentar propicia contato direto entre a mãe e o bebê, possibilitando a interação e gerando sentimentos de segurança e proteção para a criança, autoestima e realização para mãe.” (Amaral, 2005, p.40).
O leite humano é muito mais do que uma fonte de nutrientes, é uma substância viva de grande complexidade biológica. Através da amamentação as mães dão aos seusfilhos todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento físico, mental e social. Amamentar não é só dar alimento ou cumprir o papel de mãe, mas é amar, doar, renunciar e valorizar este momento único. (Novaes, 2010, p.11).
Além de laço afeito, o leite materno se torna a primeira que o recém-nascido recebe, pois o colostro contem células linfoides, que tem a capacidade de produzir anticorpos, etambém macrófagos que são células que compõem o sistema imune, alem de tudo o colostro é laxativo e ajuda a eliminar o mecônio.
Estaremos mostrando ao decorrer desse trabalho a importância, forma correta de amamentação, e o valor nutritivo que esse leite tem apara o bebê, pois o mesmo é o único alimento que a criança precisa ate os seis meses de idade, e ainda mostraremos a importância dopapel da enfermagem no processo de aleitamento materno.

Anatomia das mamas.
Segundo CARVALHO (2005), as mamas são estruturas anexas à pele. Situam-se simetricamente em cada lado do tórax, anteriormente aos músculos da região peitoral, e verticalmente da segunda à sexta costela e transversalmente da margem do esterno até à linha médio-axilar. As mamas direita e esquerda encontram-se separadas porum sulco intermediário e entre a margem inferior e a parede torácica existe o sulco inframamário. A mama é constituída por duas estruturas, o parênquima de tecido glandular (glândula mamária - majoritariamente junto da base do mamilo) e estroma de tecido fibroadiposo (tecido adiposo subcutâneo, intraglandular e retromamário), assim como vasos, nervos e pele. A proporção de tecido glandular e tecidoadiposo são 2:1, sendo que 65 % de tecido glandular encontra-se dentro de 30 mm de mamilo. A glândula mamária possui geralmente, um prolongamento em direção à axila, designado por processo axilar.
As mamas podem ser hemisféricas, cônicas, piriformes, cilíndricas e discoides. A forma e tamanho dependem da quantidade de tecido adiposo no estroma e são macias devido a uma substância oleosa compropriedades antibacterianas e de lubrificação.
Segundo o DEODATO (2005), a glândula mamária é uma glândula exócrina e é constituída por 15 a 20 glândulas alveolares compostas ou lobos.
Cada glândula é formada por uma parte secretora e um ducto excretor próprio.
Segundo GONZÁLES (2004), cada lobo subdivide-se em 7 a 10 lóbulos e cada um destes subdivide-se em 10 a 100 alvéolos. Estes sãoconstituídos por células secretoras onde é produzido o leite e revestidos por células musculares que se contraem por ação da ocitocina e a expulsão. Este leite é conduzido por uma rede de ductos que bifurcam perto do mamilo. Existem 4 a 18 ductos que saem do mamilo (média nove) e entre 15 a 25 orifícios de saída de leite no mamilo (RAMSAY e HARTMANN, 2005).
De acordo com DEODATO (2005), a papilamamária ou mamilo é uma proeminência cilíndrica ou cônica na face anterior da aréola constituída por tecido erétil. A aréola é uma base cutânea na mama, circundada por uma cútis áspera (devido a glândulas sudoríparas, sebáceas e aureolares) e pigmentada, que se torna castanha durante a gravidez e puerpério. A sensibilidade mamilo auréola aumenta na gestação e alcança o pico máximo nos primeiros diasapós o parto.
Alterações na Mama durante a gestação
Segundo FREITAS (1993), durante a gravidez, verifica-se a secreção de progesterona e estrogênios. A progesterona estimula o desenvolvimento dos alvéolos e diferenciação da célula secretora. Os estrogênios vão contribuir para o desenvolvimento dos ductos mamários e aumentar a quantidade de estroma e deposição da gordura nas mamas. A secreção...
tracking img