Trabalho sobre osciladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ELETRÔNICA

Um oscilador eletrônico é circuito eletrônico que produz um sinal eletrônico repetitivo, frequentemente uma onda senoidal ou uma onda quadrada, sem a necessidade de aplicação de um sinal externo.
Um oscilador é baseado num circuito amplificador e numa malha de realimentação positiva, que induz a uma instabilidade de operação que resulta na oscilação. Para que o circuitooscilador funcione é preciso que duas condições (de Barkhausen) sejam atendidas:
- O ganho do circuito fechado deve ser igual a 1
- O deslocamento total da fase do sinal no circuito deve ser de 0, 2π ou múltiplos de 2π radianos.
Um OSCILADOR DE BAIXA FREQUÊNCIA é um oscilador eletrônico que gera uma corrente alternada em onda entre 0.1 Hz e 10 Hz. Este termo é tipicamente usado no campo dossintetizadores de áudio, para o distinguir de um oscilador de reqüência áudio.
Um OSCILADOR DE ÁUDIO é um oscilador eletrônico que gera uma corrente alternada em onda entre 40 Hz e 20 KHz. Este rango é principalmente usado nos sintetizadores eletrônicos que simulam sons semelhantes aos produzidos por instrumentos musicais, sendo que o que diferencia os instrumentos entre si são os harmônicos queele produz e a forma em que se inicia, se mantém e se extingue o som, o início ou “ataque” (também denominado frente de onda) é o início do som tocado, a permanência é o tempo que o sistema produtor de som leva para voltar ao normal desde o início até que não mais se escute o som e o decaimento é a forma adotada pelo sistema para que se restabeleça o equilíbrio energético e se gaste toda a energiaarmazenada no sistema oscilante seja este couros ou plásticos nos instrumentos de percussão, ou vibrações de aço nos instrumentos de cordas etc.
TIPOS DE OSCILADORES
Oscilador Hartley
Oscilador Pierce
Oscilador Colpitts
Oscilador Clapp
Oscilador por Ponte de Wien
Oscilador de quadratura
Oscilador por deslocamento de fase
Oscilador de cristal
Oscilador de relaxação
Oscilador astávelUm OSCILADOR DE CRISTAL é um circuito eletrônico que utiliza a ressonância de um cristal em vibração de um material piezoeletrônico, para criar um sinal elétrico com uma frequência bastante precisa. Esta frequência é comumente usada para medir precisamente o tempo, tais como em relógios de quartzo, bem como para estabilizar frequências de transmissores de rádio. O cristal piezoelétrico maisutilizado é quartzo.
Osciladores de cristais são componentes compostos de dois terminais, ligados a um cristal piezoeléctrico interno. Esse cristal contrai quando submetido a tensão elétrica, e o tempo de contração varia conforme a construção do cristal. Quando a contração chega a um certo ponto, o circuito libera a tensão e o cristal relaxa, chegando ao ponto de uma nova contração. Assim, os tempos decontração e relaxação desse ciclo determinam uma frequência de operação, muito mais estável e controlável que circuitos com capacitores. Cristais de quartzo são usados sobretudo em microcontroladores.
MULTIVIBRADOR ASTÁVEL é um circuito eletrônico que produz onda quadrada em sua saída, é muito utilizado como clock de circuitos digitais, e a sua confecção é simples e barata.

O QUE É 555?

O555 é um dos componentes muito usados atualmente na eletrônica, Ele é utilizado em temporizadores de precisão, osciladores e multivibrador astável. Com o  555 obtém-se temporizações precisas desde microssegundos até horas.

CONFIGURAÇÕES
O Timer 555 é um circuito integrado mais populares e versáteis do mercado. Pode ser usado como oscilador, temporizador, geradores de pulso, etc. O 555 pode serconfigurado de três formas:
MODO MONOESTAVEL: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.
MODO ASTÁVEL: o CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.
MODO BIESTÁVEL: o CI...
tracking img