Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Serviço Social /2º Período
Disciplina: Trabalho e Sociabilidade

1 - Comente “ A ética Protestante e o espírito do capitalismo”.
Weber procurou encontrar uma possível relação entre a ética Protestante e o espírito do capitalismo;
a perda de tempo (...) é o primeiro e o principal de todos os pecados. (...) A perda de tempo, através da vida social, conversas ociosas, do luxo emesmo do sono além do necessário para a saúde - seis no máximo oito horas por dia - é absolutamente dispensável do ponto de vista moral. Weber. A ética protestante e o espírito do capitalismo, p.112
Por isso tudo deveria servir a uma finalidade racional. Weber cita máximas publicadas pelo norte-americano Benjamin Franklin, em meados do século XVIII, as quais servem de expressão do que ele estáchamando de espírito do capitalismo:
Lembra-te de que tempo é dinheiro. Aquele que pode ganhar dez xelins por dia por seu trabalho e vai passear ou fica vadiando metade do dia, embora não dispenda mais do que seis pences durante seu divertimento ou vadiação, não deve computar apenas essa despesa; gastou, na realidade, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais.
Lembra-te deste refrão: o bom pagadoré o dono da bolsa alheia. Aquele que é conhecido por pagar pontual e exatamente na data prometida, pode, em qualquer momento, levantar tanto dinheiro quanto seus amigos possam dispor. Isso é, às vezes, de grande utilidade.
Depois da industriosidade e da frugalidade, nada contribui mais para um jovem subir na vida do que a pontualidade e a justiça em todos os seus negócios; portanto, nuncaconserves dinheiro emprestado uma hora além do tempo prometido, senão um desapontamento fechará a bolsa de teu amigo para sempre. O som de teu martelo às cinco da manhã ou às oito da noite, ouvido por um credor, o fará conceder-te seis meses a mais de crédito; ele procurará, porém, por seu dinheiro no dia seguinte se te vir em uma mesa de bilhar ou escutar tua voz numa taverna quando deverias estar notrabalho.
Ambas as idéias vem no trabalho um valor em si mesmo, e passam a viver em função de sua atividade ou negócio e só assim têm a sensação da tarefa cumprida. Condenam as mesmas coisas o desperdício, o ócio, a perda de tempo, a preguiça.
...se aferravam ao trabalho como a uma finalidade de vida desejada por Deus. Dava-lhes, além disso, a tranqüilizadora garantia de que a desigualdistribuição da riqueza deste mundo era obra especial da Divina Providência que, com essas diferenças e com a graça particular, perseguia seus fins secretos, desconhecidos do homem. Weber. A ética protestante e o espírito do capitalismo, p. 127



2- Comente o Ethos Protestante.
O protestantismo – particularmente o puritanismo - , foi a fonte da visão capitalista presente no Ocidente moderno.Os primeiros empresários foram em sua maioria, calvinistas. Seu ímpeto para o sucesso, que auxiliou no inicio do desenvolvimento econômico ocidental, foi originalmente induzido pelo desejo de servir a Deus. Para eles, o sucesso material era um sinal do favor divino. Coube aos puritanos, que se consideravam eleitos, viver a santificação da vida cotidiana. Cada membro dessas comunidades dedicava-sesimultaneamente ao aprimoramento ético, intelectual e profissional.

3 – Qual a importância desta obra para a racionalização do Capitalismo?
Weber faz uma análise a partir da Reforma Protestante, já que foi a partir dela que houve uma nova forma de conceber a economia. Pois até então na tradicional Igreja Católica Romana, a devoção religiosa estava normalmente acompanhada da rejeição dosassuntos mundanos.
Enquanto no protestantismo, o lucro era visto como sinal de fé e salvação.
Passa a existir então uma racionalização da vida econômica, há uma procura racional pelo ganho econômico, pois há idéias e hábitos introduzidos pela religião que o favorecem, já que a nova maneira de conceber o trabalho, o lucro acaba influenciando a economia.
O ascetismo intramundano praticado...
tracking img