A geografia serve – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte – 1

A Geografia serve – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra



O saber geográfica é algo extremamente importante para o planejamento espacial, porém, podemosobservar podemos observar que a geografia é vista como uma disciplina que não tem muita importância, sem utilidade, nas palavras de Lacosta ela é vista como uma disciplina “simplória e enfadonha”.Isso, pois nas escolas, podemos observar uma forma totalmente acrítica de ensinar geografia onde o conhecer e o saber se resumem a decorar. Deste fato surge a pergunta: Por que uma disciplina tãoimportante para o planejamento do espaço não é vista como tal? A resposta esta justamente na sua importância e utilidade.

O Estado tem consciência da importância dos conhecimentos geográficos e osutiliza como instrumental para organizar o espaço que lhe faz parte de acordo com seu interesse, possibilitando um melhor controle da população. Já que os saberes geográficos são tão importantesassim para a organização espacial por parte do Estado, não seria do interesse deste que a Geografia, com este viés pratico e importante fosse exposto a população, pois esta se tornaria mais entendida noque se trata das relações que as cerca, causando problemas ao estado.

Neste processo podemos dividir a Geografia entre Geografia dos professores, Geografia do espetáculo e Geografia dosestados maiores. A diferença entre estas está justamente na forma como ela é vista e utilizada.

A Geografia dos professores é esta ensinada nas escolas onde vemos o saber pelo saber, sem um fimutilitário, marcada pela memorização exaustiva e descrição. A Geografia do espetáculo refere-se a todo este bombardeio de imagens – mensagens – utilizados pela mass mídia com intuito de gerar um fascíniopela paisagem. Estes dois modos de Geografia são de suma importância neste processo de alienação das pessoas em relação a geografia, pois difundem uma geografia simplória e contemplativa sem fins...
tracking img