Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Povos e nações
Definição de política: Num sentido amplo, podemos entender política como a organização de pessoas para atingir um determinado objetivo.
“Entenderemos por política apenas a direção do agrupamento político apenas a direção do agrupamento político hoje denominado ‘Estado’ ou a influencia que se exerce em tal sentido”. – Max Weber.
Definição de povo e nação: Povo é o conjunto doscidadãos de um país, ou seja, as pessoas que estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um estado. Um povo está normalmente associado a uma nação e pode ser constituído por diferentes etnias.
Na linguagem vulgar, a palavra povo pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena.
Naçãoé a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Estado nacional e poder político.
Defina poder.
Poder é o direito de deliberar, agir e mandar etambém, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força.
Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.
Poder social: É a capacidade de um coletivo realizar influência social, ou seja,influenciar uma ou mais pessoas, de forma comunicativa, harmônica, ou até repressiva.
Poder político: O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Não existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.Poder econômico: É o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade quea posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário. Quem possui abundância de bens é capaz de determinar o comportamento de quem não os tem pela promessa e concessão de vantagens.

A violência e a persuasão a serviço do poder e como forma de manutenção do poder.
“a essência do poder é a violência.” – Maquiavel.
O pensamentocitado acima não nega a hipótese de que existem modos diversos de exercício do poder. Para além da violência, pode-se recorrer à persuasão, à manipulação de interesses, a promessas de recompensa, ao aliciamento. Observando esses modos de exercício do poder, reconhecemos que há pessoas e instituições mais ou menos poderosas.
Defina estado.
Estado é uma instituição organizada politicamente,socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
Explique o que é a monarquia e como ela funciona nos dias atuais.
Monarquia é um sistema de governo em que o rei governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de formahereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca; este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar.
Atualmente, poucos países utilizam este sistema de governo e, os que usam, deixam poucos poderes nas mãos do rei. Neste sentido, podemos citar as Monarquias Constitucionais do Reino Unido, Austrália, Noruega, Suécia, Canadá, Japão e Dinamarca....
tracking img