Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo primeiro: O surgimento.
Para ser compreendida, a sociologia - este conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social – deve ser analisada no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação edesenvolvimento. Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre asociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização.
Sua origem ocorreu com a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da civilização capitalista. Não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novassituações de existência que estavam em curso.A dupla revolução que o século XVIII testemunhou - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.Entre1780 e 1860, a Inglaterra passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indústrias, atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência. As cidades passavam por um vertiginoso crescimentodemográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava do campo. Houve aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.
A classe operária, com consciência de seusinteresses, começava a organizar-se para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho,criticando a sociedade capitalista e inclinando-se para o socialismo como alternativa de mudança. A sociedade passava a se constituir em "problema", em "objeto" que deveria ser investigado.
Os Sociólogos eram antes de tudo homens voltados para a ação, não desejavam produzir um mero conhecimento sobre as novascondições de vida geradas pela revolução industrial,seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc. Outra circunstância concorreria também para a formação da sociologia, as modificações que vinham ocorrendo nasformas de pensamento, o qual paulatinamente vai renunciando a uma visão sobrenatural para explicar os fatos e substituindo-a por umaindagação racional. A aplicação da observação e da experimentação, ou seja, do método científico para a explicação da natureza.
Os iluministas, enquanto ideólogos da burguesia, que nesta época posicionava-se de forma revolucionária, atacaram com veemência os fundamentosda sociedade feudal, os privilégios de sua classe dominante e as restrições que esta impunha aos interesses econômicos e políticos da burguesia.Os iluministas partiram dos seus antecessores do século XVII, como Descartes, Bacon, Hobbes e outros, reelaborando, porém, algumas de suas ideias e procedimentos. Ao invés de utilizar a dedução, como a maioria dos pensadores do século XVII, os iluministasinsistiam numa explicação da realidade baseada no modelo das ciências da natureza.Concebiam o indivíduo como dotado de razão, possuindo uma perfeição inata e destinado à liberdade e à igualdade social. Ora, se as instituições existentes constituíam um obstáculo à liberdade do indivíduo e à sua plena realização, elas, segundo eles, deveriam ser eliminadas.Tanto que, a burguesia, ao tomar o poder...
tracking img