Sistema de abastecimento de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1416 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

1- Introdução
Sistema de abastecimento de água é o conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados a distribuição de água potável a uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e comercial.
2- Requisitos básicos para elaboração de projeto
É necessário a elaboração de estudos e projetos que atendam asnecessidades sociais. Essas obras devem promover a melhoria na qualidade de vida de uma comunidade e também ser projetas para suprir possíveis necessidades futuras. O período das obras projetadas, também chamado de alcance do plano, varia geralmente de 10 a 30 anos.
Benefícios gerados por um sistema público de abastecimento de água:
*Melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade;*Diminuição da mortalidade em geral, principalmente da infantil;
*Aumento da expectativa de vida da população;
*Diminuição ou erradicação de doenças relacionadas a água;
*Diminuição dos gastos particulares e públicos com consultas e internações hospitalares;

Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades:
* Captação
* Adução
* Estaçãode tratamento
* Reservação
* Redes de distribuição
* Ligações domiciliares.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL

O saneamento básico, a despoluição e a preservação de áreas de mananciais para captação de água para abastecimento, além do tratamento de esgotos, são os grandes desafios nos centros urbanos do Brasil.

Elaboração e execução de projetos de sistemas deabastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, controle de vetores, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição do ar, da água e do solo e gestão ambiental são atribuições do engenheiro civil.

PRINCIPAIS EMPRESAS PULBLICAS E PRIVADAS QUE ATUAM NA AREA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.

*Hemfibra

A Hemfibra é reconhecida por sua capacidade de inovar e pelotratamento diferenciado prestado a seus clientes públicos e privados, e também pela qualidade de seus equipamentos e eficiêcia das soluções tecnológicas oferecidas. São mais de 500 estações produzidas e implantadas pela Hemfibra, que tratam diariamente quase 2 bilhões de litros, entre águas e efluentes, beneficiando aproximadamente 10,4 milhões de pessoas.
http://www.hemfibra.com.br/site/

*SanasaA Sanasa Campinas foi uma das primeiras empresas de saneamento no Brasil a adicionar flúor no tratamento da água. Contribui para a qualidade de vida da população de Campinas, visando atender as necessidades atuais e futuras de saneamento básico. Participa de atividades vinculadas ao saneamento no âmbito nacional e internacional.http://www.jornalistasconcurseiros.com.br/blog/concurso-da-sanasa-como-foi/

*Sabesp

A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 363 municípios do Estado de São Paulo.
Alem disso, a Sabesp está habilitada a exercer atividades em outros Estados e países e atuar nos mercados de drenagem, serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia.

http://www.projlab.com.br/site/educacao-governo/sabespPrincipais instrumentos e Recursos Computacionais aplicados a área
As ferramentas mais utilizadas são a computação, a matemática, a física, a química, e um conjunto de técnicas no desenvolvimento de suas atividades. Empregam-se também contribuições da administração e da economia. Trata-se de ciência aplicada, que incorpora contribuições de diversas áreas de conhecimento, de ciência básica,para alcançar sucesso em projeto, acompanhamento, e gerência de empreendimentos. A engenharia civil utiliza Softwares Computacionais como SAP 2000, Ftool, Maple, e também a modelagem computacional e a modelagem física na resolução de problemas associados à hidráulica e hidrologia.

http://www.advancesincleanerproduction.net/third/files/sessoes/6B/8/Moreira_D%20-%20Paper%20-%206B8.pdf
PROJETO DE...
tracking img