Aspectos positivos e negativos em Aterros Sanitários (Lixão)

Aterro para lixo residencial urbano com pré-requisitos de ordem sanitária e ambiental. Deve ser construído de acordo com técnicas definidas, como: impermeabilização do solo para que o chorume não atinja os lençóis freáticos, contaminando as águas; sistema de drenagem para chorume, que deve ser retirado do aterro sanitário edepositado em lagoa próxima que tenha essa finalidade específica, vedada ao público; sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois, se isso não for feito, o terreno fica sujeito a explosões e deslizamentos.


Aspectos Negativos
Achamos que o primeiro aspecto negativo é que no local que foi implantado o aterro ele se tornará imprópriopara plantil, construções. Se for um aterro controlado conforme diz os parâmetros, ele poderá ser usado para estudo e analise de controle de movimentação das células e do chorume. Alguns aspectos:

1º - POLUIÇÃO DO SOLO: alterando suas características físico-químicas, representará uma séria ameaça à saúde pública tornando-se ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças,além do visual degradante associado aos montes de lixo.
2º - POLUIÇÃO DA ÁGUA: alterando as características do ambiente aquático, através da percolação do líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica presente no lixo, associado com as águas pluviais e nascentes existentes nos locais de descarga dos resíduos.
3º - POLUIÇÃO DO AR: provocando formação de gases naturais na massa de lixo, peladecomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os mesmos.
Aspectos Positivos

A destinação final e o tratamento do lixo podem ser realizados através dos seguintes métodos:
· Aterros sanitários (disposição no solo de resíduos domiciliares);
· Reciclagem [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Aspectos positivos e negativos em aterros sanitários (lixão). TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aspectos-Positivos-e-Negativos-Em-Aterros/372737.html

MLA

"Aspectos positivos e negativos em aterros sanitários (lixão)" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aspectos-Positivos-e-Negativos-Em-Aterros/372737.html>.

MLA 7

"Aspectos positivos e negativos em aterros sanitários (lixão)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aspectos-Positivos-e-Negativos-Em-Aterros/372737.html>.

CHICAGO

"Aspectos positivos e negativos em aterros sanitários (lixão)." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aspectos-Positivos-e-Negativos-Em-Aterros/372737.html.