Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Explique o conceito e cite os tipos de classe social segundo as teorias de:
* Karl Marx
Para o sociólogo alemão Karl Marx o conceito de classe social refere-se a um grupo de indivíduos que, por ocuparem uma posição semelhante na divisão do trabalho, compartilham de recursos econômicos comuns. Nas sociedades industriais modernas há duas classes principais: os que ganham a vida vendendo suaforça de trabalho no mercado, que é a classe trabalhadora ou na terminologia marxista os “proletários” e aqueles que possuem o meio de produção que são os industriais ou os capitalistas. Nessa perspectiva, o conflito por recursos (e poder) é característica fundamental da sociedade, e a relação de classes é necessariamente uma relação de exploração. O resultado dessa relação é a desigualdadeeconômica que o sistema capitalista produz.
* Max Weber
Conceito R: Weber, elaborou "um conceito de classe social baseado em critérios do mercado econômico, e de sua dominação por uma política de controle monopolista. Embora sem negar a existência dos conflitos de classes, não os considerou como elemento único que leva à transformação social; afirmou que, quando tal conflito se verifica, é acompanhadopor outros fatores, favoráveis ao rompimento das ordenações existentes na vida das sociedades."
Tipos R: Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:

1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;

2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;

3– racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado
importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;

4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios
necessários.

2- De que maneira Karl Marx e Max Weber conceituaram estratificação social?
Karl Marx R: A estratificaçãosocial indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social: Estratificação econômica, Estratificação profissional, A estratificação social.
Max Weber R: Para Weber a teoria da estratificação social considera que a sociedadedistribui os indivíduos e as famílias em vários degraus diferentes quanto à riqueza, ao poder, ao prestígio e, para autores mais recentes, à cultura. Os indivíduos podem ser agrupados em várias camadas ou estratos sociais.

3- Conceitue:
* Estamento
Uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas (tipo de sociedadesainda presentes na Índia, no qual o indivíduo desde o nascimento está obrigado a seguir um estilo de vida pré-determinado), reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra. Historicamente, os estamentos caracterizaram a sociedade feudal durante a Idade Média.
* Castas
São sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, à margem da lei na Índia, ou da práticacomum, com base em classificações tais como a raça, a cultura, a ocupação profissional, etc. Usa-se o termo casto, para descrever os tipos de indivíduos morfologicamente diferentes e com tarefas especializadas que se encontram nas sociedades.

4- Como se definem conceitualmente os termos abaixo?
* Discriminação:
A discriminação é o acto de considerar que certas características que uma pessoatem são motivos para que sejam vedados direitos que os outros têm. Numa palavra, é considerar que a diferença implica diferentes direitos.
* Genocídio:
O termo "genocídio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos.
* Racismo
O...
tracking img