Inhonho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS E PROBLEMAS ERGONÔMICOS IDENTIFICADOS EM ESCOLA INSERIDA EM LOTEAMENTO DE HABITAÇÃO E INTERESSE SOCIAL.

Nome do aluno [1]
Thaissa Teles Brena [2]




Resumo

A aplicação das diversas diretrizes relativas à Engenharia de Segurança do Trabalho, especialmente os fatores ergonômicos, é de grande importância para a educação, pois, além de garantir aintegridade física dos alunos e professores, faz com que a atividade de ensino e aprendizagem cumpra sua finalidade social. O trabalho analisou os aspectos físicos do ambiente de uma sala de aula da Escola Estadual “Edeli Montovani” – Escola padrão da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso (SEDUC) –, que é uma unidade educacional inserida em loteamento de habitação de interesse social. A intençãoda análise é identificar os problemas ergonômicos na referida sala de aula e propor soluções para tais problemas, de modo que contribua para desenvolvimento de projetos futuros. Para a análise antropométrica, foi sugerida a adoção de carteira ajustáveis aos alunos e, em relação aos professores, cadeiras com altura ajustável, além de um novo quadro negro ajustável e côncavo. Em relação ao confortotérmico, foi proposta a construção de brises nas janelas da sala de aula. Quanto à iluminação, é apropriado o uso de luminárias com calhas refletivas, que produzem maior luminância, bem como o uso de quadro negro com iluminação auxiliar embutida. Sobre os ruídos, diversas medidas de controle foram propostas, havendo intervenções sobre a fonte emissora, sobre a propagação e sobre o receptor. Assim,os fatores ergonômicos devem ser observados nos projetos envolvendo instituições de ensino, para garantir a saúde de professores e alunos, já que uma educação ergonomicamente adequada é de fundamental interesse social. Assim o principal objetivo deste trabalho consiste em apontar problemas encontrados em estrutura de ensino e demonstrar possíveis soluções, contribuindo assim para elaboração denovos projetos.

Palavras-chave: habitação de interesse social, conforto ambiental e segurança do trabalho.
















INTRODUÇÃO

A educação é um direito humano e fundamental de todas as pessoas, segundo dispõe a Declaração Universal de Direitos Humanos feita pela ONU. Mas não basta a existência de um direito de todos se não haver um ambiente apropriado para que o processode ensino-aprendizagem se desenvolva. O ambiente onde é desempenhada a atividade educacional deve seguir padrões adequados de conforto ambiental, conforme a região onde é instalada a escola.

Este trabalho visa a analisar as condições ergonômicas, relacionadas ao conforto ambiental, com relação aos fatores físicos, sendo estes: conforto térmico, antropometria, ruídos e iluminação. O localescolhido para esta análise consiste em uma sala de aula da Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no município de Sinop/MT, que segue um modelo de projeto fornecido pela SEDUC (Secretaria Estadual de Educação e Cultura).

O foco principal deste trabalho é a apresentação de possíveis soluções para os problemas relativos à estrutura física do ambiente, sendo estes vinculados à ergonomia. De modogeral, a ergonomia procura a adaptação da atividade ao homem, mantendo, assim, a integridade física e mental do indivíduo.

No tema, há uma abordagem da necessidade de se observar diversas diretrizes relativas à Engenharia de Segurança do Trabalho, especialmente os fatores ergonômicos na educação, uma vez que esta atividade, por tratar do processo de ensino e aprendizagem, tem relevanteinteresse social. Assim, o trabalho expõe um vínculo entre Engenharia de Segurança do Trabalho e edificações inseridas em área de interesse social.



1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA

A Engenharia de Segurança do Trabalho é uma especialização da Engenharia e da Arquitetura, criada oficialmente no Brasil pela Lei n. 7.410/85 e regulamentada pelo Decreto...
tracking img