Revendo tecnicas de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
REVENDO TÉCNICAS DE ENSIN0
ROTEIRO DE ESTUDO
MORREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 2003.
1. 30 minutos para discussão interna e elaboração do recurso de apresentação;
2. 20 minutos para a apresentação/discussão;
3. Posteriormente, um membro do grupo deve colocar no blog do curso as principaisconsiderações sobre o estudo < www.didaticasuperior.wordpress.com >
• TEXTO 1- Revendo a aula expositiva
A partir das críticas feitas a aula expositiva de que o aluno fica desprovido do exercício das habilidades intelectuais mais complexas (aplicação, análise, síntese e julgamento) faça um esquema ou mapa conceitual abordando os seguintes tópicos:
1. Ressalte três vantagens da aula expositivapelas quais você a utilizaria como uma técnica;
2. Considerando as desvantagens da aula expositiva, selecione três pontos críticos e aponte alternativas de como superá-los;
3. O texto apresenta nove pontos para o sucesso de uma aula expositiva. Analise a qual desses pontos você não vem dando a devida importância durante as suas aulas e por quais razões não o está utilizando com regularidade;4. Pela sua importância a seqüência no desenvolvimento de uma aula expositiva é ressaltada texto. Em que a utilização do datashow em suas aulas tem facilitado ou limitado a observação dessa seqüência? Em que ele tem facilitado ao aluno a compreensão e reflexão sobre o tema.
5. Colocando-se na posição de aluno, que sugestões você daria ao professor para que a aula possibilitasse formarcompetências relativas à capacidade de aplicação, análise, síntese e julgamento?

Não esquecendo que: “Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação, e ainda que, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto se quisermos desenvolver competências em nossos alunos. É preciso que elesaprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo”.






CURSO DE DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
REVENDO TÉCNICAS DE ENSIN0
ROTEIRO DE ESTUDO
MORREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 2003
1. 30 minutos para discussão interna e elaboração do recurso de apresentação;
2. 20 minutos para a apresentação/discussão;3. Posteriormente, um membro do grupo deve colocar no blog do curso as principais considerações sobre o estudo < www.didaticasuperior.wordpress.com >
• TEXTO 2 – Ensino em pequenos grupos – SEMINÁRIO
Partindo da compreensão de que a aprendizagem é individualizada, mas pode ser alcançada em pequenos grupos, que essa modalidade de ensino-aprendizagem requer dos alunos habilidades de explicar,questionar, ouvir, responder, sumariar e fechar e ainda que, Seminário não é dividir a classe em grupo, encarregando cada um deles de preparar e expor um tópico do programa aos alunos, mas sim “discutir uma temática previamente definida”, faça um esquema ou mapa conceitual abordando os seguintes tópicos:
1. Defina o que é Seminário a partir do objetivo desse que é “incutir no aluno o hábito dediscussão de idéias, valorizando o aparecimento do pensamento crítico e do pensamento original”.
2. Analisando as características fundamentais do seminário, e sobretudo, que esse é um espaço para discussão, sendo o centro dessa discussão um texto, um trabalho escrito, uma questão norteadora ou uma problemática focada em um tema teórico ou prático e, considerando ainda que a discussão acadêmicadeve estar fundada em conhecimentos teóricos, princípios, normas, teoria, doutrina, selecione um tema próprio de uma das disciplinas que leciona (elejam uma no grupo) e direcione-o para uma problemática ou questão norteadora para o(s) grupo(s) sistematizarem o seminário.
3. Uma vantagem do seminário está na formação da capacidade de aprender, assim ao mesmo temo em que ele é um recurso...
tracking img