Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O indivíduo é um ser singular. Assim como não existem dois indivíduos exatamente iguais no que se refere à sua formação psíquica, mental... Essa é uma verdade, mas não é toda averdade. Isso se deve ao fato de que, ao lado das diferenças, também existem as semelhanças... Não existem indivíduos humanos com quatro braços, eles nascem basicamente iguais,bem como com diferenças no interior dessa igualdade básica. Alguns olham somente as diferenças, e daí não enxergam as semelhanças, ao passo que outros olham as semelhanças, e nãoveem as diferenças”.
Análise:

“A identificação é o processo no qual a criança se identifica com outro, isto é, compartilha com outro indivíduo modos de ser e pensar... Noprocesso de identificação, a criança vê a similaridade entre ela e o outro e a partir disso passa a se inspirar no outro”.
Análise: É quando uma criança ou pessoa se identifica comoutra, e assim passa a se inspirar vendo a similaridade com a outra pessoa, ou seja, ela virá uma reafirmação dela mesma.

“A aprovação social é um mecanismo dos mais poderosos noprocesso de socialização. Nas sociedades de classes, ela é principalmente uma forma de coerção. Da mesma maneira, nestas sociedades, a reprovação social é uma forma de repressão.A coerção é um processo no qual o indivíduo é constrangido a fazer algo, tendo caráter afirmativo, enquanto que a repressão é um processo de impedimento da ação, de caráternegativo. A coerção gera comportamento e ideias; a repressão impede comportamentos e ideias”.
Análise: O que pode ser entendido e que quando algo ou alguma atitude é aprovada nasociedade, o indivíduo sofre uma coerção, um incentivo a fazer algo. Já quando a atitude é reprovada essa reprovaNção atua de uma forma repressiva, limitando as atitudes do indivíduo.
tracking img