Camclay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Civil

MODELAGEM CAM CLAY APLICADA AO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO SOLO DO TERCEIRO PLANALTO PARANAENSE

SIMONE TOLOMEOTTI















Cascavel
2010
Simone Tolomeotti

MODELAGEM CAM CLAY APLICADA AO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO SOLO DO TERCEIRO PLANALTO PARANAENSETRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO CIVIL.

Orientador: Prof. Dr. Décio Lopes Cardoso









Cascavel
2010
Simone Tolomeotti

MODELAGEM CAM CLAY APLICADA AO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO SOLO DO TERCEIRO PLANALTO PARANAENSE



BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. DécioLopes Cardoso
Orientador e Presidente da Banca - Unioeste

Profª Drª Luciani Neves Lens
Unioeste

Prof Dr Ricardo Lessa Azevedo
Unioeste
















































Dedico este trabalho a meus pais, os grandes exemplos da minha vida e ao meu esposo por estar sempre ao meu lado.
AGRADECIMENTOS

Agradeço a minha família,em especial a minha mãe pela sua dedicação ininterrupta e meu pai por ser quem me dispertou o desejo de ser engenheira, meus irmaõs pela amizade e amor e minha tia Marlene pelo carinho.

Agradeço ao meu orientador, Prof. Décio Lopes Cardoso, por ter aceitado orientar este projeto e compartilhar seus conhecimentos com intento e resignação.

Agradeço ao André Luiz Beal, grande amor da minha vida,por me fortalecer nas dificuldades e vibrar nas alegrias.

Agradeço a Dona Lourdes Postal Beal, pelos conselhos valiosos e pela torcida.

Agradeço ao Prof. Jorge por jamais ter recusado ajudar-me em qualquer fase da Universidade, por sua dedicação e grande amizade.

Agradeço a Eng. Civil Larissa Liliani Giovanella, por sempre que precisei, estar pronta a me ajudar, pela sua amizade eparceria.

Agradeço às minhas amigas de faculdade, Fabíola Morandi, Denise Maria Gaspar, Sabrina T. Nehring, Cármen Chaiana B. Maciel e Aline Krindges, que foram durante esses anos um grande estímulo, me proporcionando muitas alegrias e amizades grandiosas.






























































Não há porto seguropara marinheiro
que não sabe onde quer chegar.

??????????????????

RESUMO

TOLOMEOTTI. S. MODELAGEM CAM CLAY APLICADA AO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO SOLO DO TERCEIRO PLANALTO PARANAENSE. 2010. 72 F. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, CASCAVEL, 2010.

Dentro do campo da Engenharia Geotécnica, encontram-se problemas querequerem análise de deformação dos maciços do solo, como o cálculo de recalques induzidos na superfície do terreno por uma obra qualquer. A qualidade das previsões feitas está condicionada à proximidade entre a realidade e as idealizações adotadas. O refinamneto de um modelo constitutivo, utilizado para representar o comportamento mecânico do solo, acarreta sensível ganho de qualidade nasprevisões. A região do terceiro planalto paranaense carece de estudos sobre o comportamento mecânico dos solos, o que tem levado a inúmeras situações de ruptura de fundações, estruturas de contenção e obras de terra em geral. O modelo CAM CLAY modificado foi aplicado aos resultados experimentais obtidos para um solo argiloso do terceiro planalto paranaense típico da cidade de Cascavel, Paraná. Os ensaiostriaxiais foram conduzidos em equipamento convencional, com instrumentação manual, segundo distintas trajetórias de carrregamento, prevendo o comportamento mecânico do solo e contribuindo para a solução dos problemas associados.


Palavras-chave: Solo. Escoamento. Modelo. Estado crítico.
LISTA DE FIGURAS


Figura 1: Curva (q x (εa - εr)). (Apud Nader, 1993).. 17
Figura 2: Pressões em...
tracking img