Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da Sociologia

A sociologia surgiu do pensamento iluminista, pouco tempo após a Revolução Francesa, como uma ciência da sociedade positivista. Análise social, entretanto, tem origem noestoque comum do conhecimento ocidental e necessariamente é anterior a essa área. A sociologia acadêmica moderna surgiu como uma reação à modernidade, capitalismo, urbanização, racionalizaçãoesecularização, carregando um forte interesse específico na emersão do moderno estado e nação, suas instituições constituintes, suas unidades de socialização e seus meios de vigilância. Uma ênfase no conceito demodernidade, em vez de no de iluminismo, geralmente distingue o discurso sociológico daquele da filosofia política clássica.
Como ciência, a sociologia tem de obedecer aos mesmos princípios geraisválidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza e, consequentemente, da abordagem científica dasociedade. De acordo com Giannotti (IN VALENTIM, 2010): “A Sociologia estuda a sociedade, onde os seres vivos se unem por laços independentes de seus organismos”. A Sociologia é vista por Comte como "ofim essencial de toda a filosofia positiva".

Origem da Sociologia e suas Características

Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeiravez usou essa palavra, em 1839, no seu Curso de Filosofia Positiva. Mas foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu.
Durkheimformulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia éo estudo dos fatos sociais.
FATOS SOCIAS: Um exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social, segundo Durkheim. Se um aluno chegasse á escola vestido com roupa de praia, certamente...
tracking img