Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Ruptura 2
Resumo comparativo das telenovelas Morangos com Açúcar e Floribella 3
ANÁLISE QUANTITATIVA 4
ANÁLISE QUALITATIVA 4
ESTRATÉGIAS DE PROGRAMAÇÃO EM TEMPO DE DISPUTA PELO VALOR ESTRATÉGICO DA FICÇÃO TELEVISIVA NACIONAL 5
SHARE DE AUDIÊNCIAS 6
AUDIÊNCIA (teoria da comunicação) 7
Construção 7
SEGMENTAÇÃO DE AUDIÊNCIAS 8
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO 9
Verificação 12CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA 14

Ruptura

Neste trabalho será feita uma análise e resumos de um Estudo de caso das “ Telenovelas Juvenis”, Morangos com Açúcar (MCA) e Floribela (FLOR), utilizando as etapas de procedimento de Quivy e Campenhoudt.
Assim, o nosso objectivo será explanar uma resposta a seguinte Pergunta de Partida:
Quais foram as estratégias usadas para o sucessodas telenovelas de ficção de produção nacional segundo o estudo da Obercom 2006?
Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio.” Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais”
É importante frisar que a grande força da Indústria Cultural se verifica em proporcionar ao homem necessidades, não asnecessidades básicas, para se viver dignamente (casa, comida, lazer, educação, e assim por diante) mas, sim, as necessidades do sistema vigente (consumir incessantemente).
Com isso, o consumidor viverá sempre insatisfeito, querendo, constantemente consumir e o seu campo de consumo se torna cada vez maior.
Este grupo, Inspirado num dos fundadores da escola de Frankfurt, irá analisar um “CaseStudy” sobre as estratégias de sucesso na ficção nacional, baseado num estudo analisado pelo grupo Obercom e que se debruçou sobre o sucesso das telenovelas de ficção nacional MCA e FLOR.
Em 2006 existia já em Portugal uma pequena indústria televisiva de ficção, cujos principais produtos eram as novelas e as séries de produção nacional, e que nos últimos 5 anos vinham a demonstrar ter uma fortetrajectória de afirmação e crescimento, levando desta forma os directores de programação das estações de televisão generalistas a apostar fortemente neste tipo de produção, catapultando inclusive uma das estações a líder de audiências.
Palavras-chave: mimetismo, share, audiências, merchandinsing social/comercial

Resumo comparativo das telenovelas Morangos com Açúcar e Floribella

As telenovelasestudadas neste caso - FLOR e MCA - são considerados casos de sucesso da ficção nacional, não apenas porque maximizam audiências televisivas, como também empregam dinâmicas concorrenciais interdependentes que constroem a telenovela como um produto de ficionalidade aberto o qual está permanentemente construído em rede, entre os planos da ficção e da realidade; dos interesses comerciais criativos eapropriados que posicionam os vários actores em interacção.
Esta análise, inicia-se com uma crítica a uma determinada ideia que sustenta que o sucesso de um produto televisivo se mede através da análise de audiências e contrapõe que, as estratégias de sucesso se constroem no contexto de interface entre produção e receção.

ANÁLISE QUANTITATIVA
Foi efectuado um levantamento dos horários deprogramação dos dois programas e analisados os índices de audiometria fornecidos pela Media Monitor e Telerport.
Foram comparados os valores de investimento publicitário durante os intervalos, em ambas as telenovelas, fornecidos pela Admonitor, que cada programa conseguiu obter durante o seu período de emissão no ano de 2006.
Os dados de audimetria fornecidos pela Media Monitor basearam-se num conceito deaudiência net, considerando apenas o tempo de emissão dos programas, excluindo o intervalo dos mesmos.
O período analisado para ambas as telenovelas teve em linha de conta a sazonalidade do ano bem como o período lectivo. Assim para a MCA o período analisado foi entre 1 de janeiro e 10 de outubro de 2006 e pra FLOR o período foi entre 31 de março (data de estreia) e 10 de outubro de 2006....
tracking img