Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA DO TOMAZI




História da Sociologia


Pressupostos, origem e desenvolvimento.





Introdução

Para se compreender como a Sociologia nasceu e se desenvolveu é necessário voltar um pouco no tempo e analisarmos as transformações que ocorreram a partir do século XIV, quando se iniciou uma grande transformação: a passagem da sociedade feudal para a sociedadecapitalista, ou a passagem da sociedade medieval para a sociedade moderna. Isso significa que vamos fazer uma pequena viagem histórica para entendermos como e porque a Sociologia surge.
Na história das sociedades humanas sempre ocorreram explicações para o que acontecia no mundo, mas não uma ciência específica para isso. Isso só vai acontecer no século XIX. Para se compreender isso é necessário quese conheçam os antecedentes que permitiram que só no século XIX emergiu a sociologia como uma ciência da sociedade.
Como você percebeu ao longo deste livro, pensar do ponto de vista das ciências sociais ou pensar sociologicamente é pensar historicamente a sociedade em que vivemos, o que significa não pensar estaticamente.
Neste processo aparecem autores que se sobressaem entre outros tantos.Por isso, ao analisarmos alguns deles estamos apenas destacando-os em função de nossos objetivos que é demonstrar como o pensamento social foi se estruturando historicamente e como desde início do século XIX, aparece a Sociologia como uma nova estruturação do saber sobre a sociedade humana.
O que procuramos enfatizar é que para se entender as idéias de um autor e de uma determinada época éfundamental contextualizar historicamente para que sejam compreendidas como parte de um período. Pode-se dizer que os indivíduos e grupos pensam a sociedade em que vivem através de categorias do pensamento que emergem das tradições, do universo religioso, das raízes filosóficas e do conhecimento científico existente até então.
Vou procurar abordar uma série de assuntos que possam dar uma visão doprocesso histórico que fundamentou e contribuiu para o surgimento da sociologia. Espero que vocês estejam dispostos a me acompanhar nesta viagem, que espero seja uma aventura histórico-sociológica.

2. As transformações no Ocidente e as novas formas de pensar a sociedade.

A Sociologia, no contexto do conhecimento científico, surge como um corpo de idéias que se preocupou, e ainda se preocupa, como processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da Revolução Industrial e, nesse sentido, é denominada “ciência da crise”, porque procurou dar respostas às questões sociais colocadas por esta revolução que, num primeiro momento, alterou toda a sociedade européia e, depois, o mundo todo.
A Sociologia como “ciência da sociedade” não surgiu de repente,ou da reflexão de algum autor iluminado; ela é fruto de todo um conhecimento sobre a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que tiveram como resultado a desagregação da sociedade feudal e a constituição da sociedade capitalista. Essas transformações — a expansão marítima, as reformas protestantes, a formação dos Estadosnacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarino, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico — estão todas vinculadas entre si e não podem ser entendidas de forma isolada e serão o pano de fundo que permitirá entender melhor um movimento intelectual de grande envergadura que alterará profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade daí para frente.
A expansão marítima,ou as grandes navegações, tem um papel importante nesse processo, pois, com a circunavegação da África, o descobrimento da rota para as Índias e para a América, foi consideravelmente ampliada a concepção de mundo dos povos europeus. A definição de um mundo territorialmente muito mais amplo, com novos povos, novas culturas, novos modos de explicar as coisas, vai exigir a reformulação do modo de...
tracking img