Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2) Dizer que as Ciências Sociais tratam do estudo dos fenômenos sociais e do desenvolvimento de sociedades sugere um campo muito vasto de atuação. E de fato é. Várias definições poderiam serutilizadas para as Ciências Sociais. “Pela resposta padrão, é o campo da investigação acadêmica que procura compreensão científica do mundo social“, Tão difícil quanto uma definição mais específica éestabelecer com exatidão a fronteira entre suas duas grandes ramificações, a Sociologia e a Antropologia. Muitos alunos chegam a se graduar sem ter compreendido com clareza a distinção. “Na verdade, o objetode ambas as ciências é o mesmo. O que varia é a abordagem, a metodologia”.
É forte entre leigos e calouros o mito de que a “antropologia estuda os índios” e a sociologia analisa a sociedade modernaEm linhas gerais, observando-se as definições tradicionais, a Sociologia, de grande abrangência, objetiva fornecer uma visão de conjunto dos vários acontecimentos da vida social, sejam eles relativos àeconomia, à política ou à esfera simbólica e cultural. A Antropologia procura descrever o homem e analisá-lo com base nas características biológicas e culturais dos grupos em que se distribui,enfatizando as diferenças e variações entre eles.

3) *Antropologia - consiste do estudo do ser humano. O pilar central da antropologia é o conceito de cultura e sociedade e de que nossa espécie temdesenvolvido simbolicamente uma capacidade universal para compreender o mundo, para ensinar e aprender tais símbolos socialmente e para transformar o mundo (e nós mesmos) baseados em tais símbolos.*Metodologia científica refere-se à forma como funciona o conhecimento científico. A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvimento empiricamentepelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa...
tracking img