Tcc logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O mundo se caracteriza hoje por uma profunda interdependência e por um intenso intercambio entre as entidades – sejam elas pessoas, grupos sociais, organizações, empresas, cidades, países ou continentes. Vivemos praticamente em uma aldeia global, onde as trocas de bens, serviços, capitais e ideias são efetuadas incessantemente entre entidades fisicamentedistantes. A globalização faz com que esse intenso intercâmbio seja planetário e não simplesmente regional (CHIAVENATO, 2005, p. 17).


Neste contexto, o efeito da globalização aguça a concorrência entre as empresas, mudanças que estão em curso, o que provoca maior competitividade entre os vários setores comerciais e a produção de bens para o suprimento do mercado consumidor. Assim, sobressaia empresa que melhor manipular e controlar sua própria produção, ou seja, aquela que detém pleno controle do processo de produção de seus bens, consequentemente, estará preparada para o enfrentamento das disputas comerciais com as demais empresas do mercado da compra e venda.
Hoje em dia as grandes ou até mesmo as empresas menores manipulam o elemento tempo na produção de seus bens, pois háuma grande aliada a este recurso, que é a logística.
A logística é a organização do fluxo dos materiais, desde o fornecedor até o cliente final. [...] O objetivo da logística é incrementar a utilidade pela liberação do produto certo, nas condições, prazos, quantidades, locais, clientes e custos solicitados. O sistema da logística é composto de uma rede formada de instalações einformações que executam várias funções, a fim de conseguir um eficiente fluxo de produtos, onde se inclui transferência, estocagem, manuseio e comunicação. Podemos também desenhar a logística como um conjunto de nós e suas ligações (SEVERO FILHO, 2006, p. 20).


É preciso prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades da empresa. A logística desempenhao papel organizacional, pois regula, administrativamente, desde os recursos materiais até as pessoas envolvidas no processo de produção de um produto ou bem. Dessa forma, é de sua incumbência gerenciar desde a compra e entrada de materiais, seu armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando esse processo de informações que perfazem a trajetória de determinado produto.Neste sentido, nosso objetivo é, portanto, conhecer o funcionamento de uma empresa, enfatizando a área de Recebimento de Materiais. Para isso foi feita uma pesquisa de campo na empresa GNATUS – Equipamentos Médico Odontológicos Ltda., com sede em Ribeirão Preto – SP, esta que foi escolhida entre outras quatro empresas para observância e coleta de dados no que tange aos processos da áreasupracitada.
Enfim, esta pesquisa tem por objetivo, sem a pretensão de se esgotar o tema, investigar os processos de recebimento, analisando passo a passo sua aplicação em uma empresa, para tanto aplicaremos conceitos aprendidos ao longo de nosso curso de logística, bem como no acompanhamento desses processos identificaremos e comprovaremos a importância da administração de materiais no que dizrespeito a todos os processos da empresa, principalmente na área de recebimento de materiais.




























2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




1.
2.
1. A globalização




Nas últimas décadas, o mundo vem sofrendo mudanças de ordem tecnológica, em que as informações e, por conseguinte, o conhecimento vem alterando as relaçõessociais, culturais, econômicas, políticas, etc., quebrando barreiras, ultrapassando fronteiras e integrando povos e nações, marcando esse novo tempo como a era da informação.
Nos últimos vinte ou trinta anos houve importantes transformações em escala mundial. Essas transformações globais têm abrangido as esferas econômica, política, jurídica, institucional, social, cultural,...
tracking img